Nesta quinta-feira (13), às 15 horas, o governador Cid Gomes e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antonio Andrade, assinam o termo de doação do milho pelo Governo Federal ao Estado do Ceará. A solenidade será no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e contará também com a participação do Ministro da Secretaria Nacional dos Portos, Leônidas Cristino.
O ensacamento do milho será realizado no próprio Porto, seguido da distribuição por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e as Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa). As atividades da Ceasa no Porto do Pecém devem permanecer por, no mínimo, vinte dias e envolvem diretamente cerca de 16 pessoas de órgãos vinculados à SDA.
A saca de 60 quilos será vendida ao preço de R$ 18,20 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados na Conab. “O dinheiro da venda do milho será utilizado para custear o transporte ferroviário para os municípios e também para investir na produção de forragem no Ceará como uma alternativa para a alimentação do rebanho”, completou o secretário.
Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Ematerce para informar a quantidade que necessitam e fazer o pagamento do boleto. “A distribuição para os municípios obedecerá a demanda dos produtores, e vale ressaltar que só poderá comprar o milho o produtor que estiver em dia com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa”, lembrou o secretário.
“Precisamos do apoio das Prefeituras neste momento para que o milho chegue o mais rápido possível aos criadores”, afirmou, o secretário Nelson Martins, lembrando que as Prefeituras Municipais devem disponibilizar a logística de distribuição do milho no município. Nelson Martins completou ainda que o milho será distribuídos aos municípios somente de acordo com a demanda solicitada através do pagamento dos boletos disponíveis na Ematerce e na Conab.
Fonte: Site do Governo do Estado