quarta-feira, 4 de julho de 2012

MMA 
De Quixadá para o mundo 

Após conquistar a primeira edição do reality show The Ultimate Fighter (TUF) Brasil, o cearense Rony Jason já traçou um novo objetivo para sua carreira. Em entrevista exclusiva ao O POVO, por telefone, o atleta de Quixadá garantiu que não vai deixar o sucesso subir à cabeça. No entanto, faz questão de dizer que seu foco agora é conquistar o cinturão dos pesos-penas do Ultimate Fighting Championship (UFC), que hoje é do brasileiro José Aldo. Se chegar lá, o lutador de 27 anos será o primeiro cearense a sagrar-se campeão no maior evento de MMA da atualidade.

O POVO: Já caiu a ficha de que você é o primeiro campeão do TUF Brasil?
Rony Jason: Não. Acho que só vai cair quando eu chegar na minha terra, Quixadá, e ver que o que eu conquistei foi fruto do meu trabalho. Treinei muito para chegar lá. Mas estou com os pés no chão e não vou deixar isso subir à minha cabeça.

OP: Você conviveu numa casa com outros 15 atletas que tinham sonhos iguais aos seus, de chegar ao UFC. Que lições você tirou do reality show?
Jason: Foi uma experiência única. É muito difícil ter que conviver com uma cara que pode ser seu adversário de luta no dia seguinte. Ainda mais treinar com ele. Era complicado até para estudá-los. Não dava tempo de montar estratégia porque as lutas eram quase uma em cima da outra. A principal lição que tiro é: respeitar o seu adversário acima de tudo. Perdi o Carnaval, mas valeu a pena.

OP: No programa, você teve que lutar contra um grande amigo seu, o Gasparzinho. Como reagiria se o UFC escalasse você para lutar de novo contra um grande amigo?
Jason: Seria muito ruim. Já foi difícil lá na casa. Mas eu sabia que, se derrotasse o Gasparzinho, eu teria tudo para chegar ao título. A princípio, não lutaria de novo. Só numa fatalidade, em último caso.

OP: Quando você acredita que fará sua estreia oficial no UFC?
Jason: Estou à disposição. É só mandarem. Queria muito lutar no UFC Rio, que deve ser em outubro. Ficaria feliz, porque hoje moro no Rio de Janeiro e é como se estivesse lutando em casa.

OP: Desde o início do TUF Brasil você fala de Quixadá. Queria que você falasse da sua relação com a cidade.
Jason: Eu nasci e me criei em Quixadá. Com 17 anos, eu fui morar Mossoró (RN) e foi lá que eu fiz toda a minha evolução no MMA. Falo com orgulho de Quixadá por ser uma cidade pequena, que nunca vou esquecer. Sempre que tenho uma folga estou por lá. Mas também não esqueço Mossoró, minha segunda cidade.

OP: Então foi em Quixadá que você começou a praticar artes marciais?
Jason: Sim. Em Quixadá eu fiz até a segunda faixa do jiu-jitsu. O restante, até chegar na faixa preta, fiz em Mossoró. Depois, vi que, como lutador de jiu-jitsu, eu não teria muita condição de sobreviver. Aí entrei para o MMA e estou lá até hoje.

OP: Você recebeu propostas para deixar a Team Nogueira, onde treina hoje, no Rio de Janeiro?
Jason: Sem chance de eu deixar a Team Nogueira. Lá eu fiz todo o meu treino, meu camping para entrar no TUF Brasil. Lá é minha casa. Eles são minha segunda família.

OP: A máscara do Jason virou sua marca registrada. Como surgiu essa associação sua com o personagem?
Jason: Achava bacana o Sakuraba (lutador japonês) entrar nas suas lutas sempre um estilo diferente, com personagens. Um dia vi a máscara do Jason e adotei o personagem. Já vem desde os tempos de jiu-jitsu. Na estreia do UFC, eu não pude entrar com ela, fiquei triste, mas chorei mesmo na hora (da entrada para a luta) foi de emoção. Tava chorando de felicidade.

OP: Você vai seguir lutando na categoria peso-pena ou pensa em mudar?
Jason: Me sinto bem nessa categoria. Quero seguir nos penas e meu objetivo é ser campeão.

OP: Se isso ocorrer, você será o primeiro cearense a conquistar um cinturão no UFC?
Jason: Eu já fiz história na minha cidade. Agora quero fazer história dentro do UFC. Sou um cara que tenho a mente muito focada. Hoje o campeão da categoria é o José Aldo, mas eu vou treinar independente do adversário.

Perfil
Nome: Rony Mariano Bezerra, apelido Jason
Naturalidade: Quixadá
Idade: 27 anos
Altura: 1,67 cm
Peso: 65 kg
Cartel: 14 vitórias e 3 derrotas
Especialidade: jiu-jitsu

Dias de folga

Rony Jason mora hoje no Rio de Janeiro e treina na academia Nogueira Team. Neste momento, curte dias de folga em Mossoró

Volta às origens
Rony Jason deve chegar a Quixadá, sua cidade natal, na próxima sexta-feira, 6. No dia seguinte, 7, será padrinho de um evento

14
Vitórias

É o total de lutas vencidas por Jason. A última delas, contra o cearense Godofredo Pepey, garantiu o contrato com o UFC

7
de julho

Será realizado o 'Arena Wolf Fight', evento de MMA apadrinhado por Jason, no ginásio coberto de Quixadá  (Fonte: O Povo Online ]



Fotos  Valmir

Quixeramobim 
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III comemora dia de São Pedro 


A Secretaria da Ação Social de Quixeramobim, através do Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Pompéia, realizou no último dia 29 de junho, a festa junina com famílias que são acompanhadas pelo Centro de Referência. O evento contou com a apresentação da quadrilha dos idosos e participação do Grupo de Dança do CCI Heloíza Costa, e Ione Shelyda do CCI da Maravilha.

A equipe organizou toda a estrutura da festa, onde foram montadas barracas com comidas típicas, balaios juninos e muito forró. O CRAS Pompéia fica localizado à Rua João Lúcio do Carmo, 11, no Bairro Salviano Carlos da Silva e também atende famílias dos bairros José Aurélio Câmara e Monteiro de Morais, como também os distritos de Damião Carneiro, Manituba e Passagem. A equipe é composta por um coordenador, três assistentes sociais, uma psicóloga, uma pedagoga, uma recepcionista e uma equipe de educadores e agentes sociais que atendem de segunda a sexta-feira no horário das 7h e 30min às 17h e 30min.
Postado por: Jornalismo - SMC / Colaboração: Maurício Pedrosa
Fotos  Valmir

Nova Ford Ranger: mais um rival na briga de picape grande



Ano das picapes traz mais uma : a Ranger, veículo global, nas concessionárias somente em agosto
No final do ano passado foi a Toyota Hilux. No início deste ano, a Chevrolet S10. Logo em seguida, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. A Volkswagen Amarok desembarcou com seu câmbio de oito velocidades.

Agora chegou a vez da Ford revelar a nova geração da picape Ranger, na cidade de Salta, noroeste da Argentina, cercado pela Cordilheira dos Andes e do deserto andino.

Nova mesmo. Plataforma, motores, interior e design foram totalmente modificados. O desenvolvimento do projeto foi feito na Ford Austrália. Mas os motores e a suspensão foram recalibrados para se adaptar a cada mercado, tendo em vista que ela é produzida em três continentes - Ásia, África e América, para venda em mais de 180 mercados. "A suspensão foi desenhada para atender o mundo inteiro e a calibração é específica para cada região", garantiu em entrevista o diretor de desenvolvimento de produto da Ford, Milton Lubraico.

A Ranger que estará nas lojas Ford do Brasil é produzida em Pacheco, Argentina, e a multinacional divulgou que investiu US$ 1,1 bilhão na criação da plataforma global do veículo.

Confira vídeo



A picape tem três opções de motores: 2.2 litros a diesel, 2.5 litros flex e 3.2 litros diesel. Câmbio manual (6 velocidades para os motores a diesel e 5 velocidades para motor flex) ou automático (6 velocidades), no motor 3.2 diesel e modos de troca econômico, esportivo ou sequencial.

O motor a diesel mais potente, 3.2 litros, é um cinco cilindros e turbo de geometria variável. Seu torque é de 470 Nm. Sua autonomia é de 1.000 km. O consumo médio divulgado pela Ford: 12,8 km/l.

Já o motor bicombustível é um quatro cilindros que tem 173 cv de potência quando abastecido com etanol e 168 cv com gasolina. Seu torque é de 243 Nm e 236 Nm com etanol e gasolina, respectivamente, e comando de válvulas variável. O motor 2.2 litros a diesel tem 125 cv de potência e é direcionado para frotistas.

Valores
Os preços varia de R$ 61.900 (cabine simples) a R$ 130.900 (cabine dupla com câmbio automático, a diesel).

O sistema de tração não é full time. O seletor eletrônico de tração, com troca de modo 4x2 para 4x4 pode ser feito quando em até 120 km/h. Os modos de tração são 4x4 normal e reduzida, com diferencial traseiro blocante. Sua caçamba tem capacidade de carga de 1 tonelada (cabine dupla) e 1,4 tonelada (cabine simples).

Freios ABS, EBD, seis airbags, ar-condicionado dual-zone (mas sem saída de ar para quem vai no banco traseiro), rodas de 16 e 17 polegadas, dependendo da versão, 23 porta-objetos.

A Ford caprichou no interior da picape. Console, painel e computador de bordo facilitam a vida do condutor e de quem estiver na cabine. Atrás, espaço para três pessoas com folga.

Impressões
Um test-drive curto, onde quatro jornalistas dirigiram cada um 20 km. Em 80 km de percurso, testamos o modelo LTD, a diesel, com câmbio manual. Em trilha on road e off-road, o desempenho do motor da nova Ranger é digno de elogios. Torque, boas retomadas e conjunto câmbio e motor competente.

A relação peso-potência para o modelo que testamos agradou. O ponto negativo ficou para o encaixe das marchas do câmbio: não eram de fácil engate. No off-road, em passagens molhadas, locais com areia e terra - típicas do deserto andino -, a Ranger saiu com louvor. Não tivemos acesso a picape com câmbio automático. Fica para outra vez.

Apesar do lançamento do inédito motor flex, a única versão oferecida para o teste era equipada com motor 3.2 (diesel) e câmbio manual. Curiosamente, tratava-se de uma Limited, que não será vendida no Brasil - por aqui, apenas a versão XLT traz a combinação motor 3.2 e câmbio manual.

A flexibilidade é outro ponto marcante da picape. Ela tem grande capacidade de carga. A linha conta com nove opções de cores. São cinco perolizadas - preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas - prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas - branco Ártico e vermelho Bari.

Segurança
Suas tecnologias de segurança passiva incluem airbags para o motorista e passageiro da frente, a disponibilidade de airbags de cortina para proteção da cabeça e airbags laterais nos bancos da frente para proteção do tórax, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitador de carga e a aplicação de materiais de absorção de energia no assoalho, painéis e coluna de direção.

No final de julho a Ranger chega ao Brasil e para o público em agosto. Vai ser briga de picape média, mas grande.

Ficha técnica
Motor: 2.2 l (diesel)/2.5 l (flex)/3.2 l(diesel)

Potência: 125cv /173 cv/200 cv

Transmissão: Manual (6 ou 5 velocidades)/Automática (6 velocidades)

Tração: 4x2, 4x4, 4x4 reduzida

Caçamba: 1 tonelada (cab.dupla)/1,4 tonelada (cab. Simples)

Freios: ABS com EBD nas quatro rodas

Airbags: seis (frontais, laterais e de cortina)

Ar-condicionado: Automático digital dual zone

Tela colorida: LCD 4,2 polegadas, sem GPS

Bancos: Ajuste elétrico em 8 direções específicas

Computador de bordo: 7 funções

Sensor: de estacionamento traseiro

Farois: ajuste elétrico de altura e acendimento automático

Sensor de chuva: velocidade variável

Piloto automático: e controle de áudio no volante

Sistema de som: entradas USB e iPod, com Bluetooth

Preços: R$ 130.900 (LTD, 4x4 a diesel, automática)

R$ 120.400 (XLT 4x4 automática)

R$ 114.900 (XLT 4x4 mecânica)

R$ 106.900 (XLS 4x4 mecânica)

R$ 97.900 (XLS 4x4 cab. simples)

R$ 77.900 (XL, 2.2 diesel, mec.)

R$ 67.600 (XLS, 2.5 flex, 4x2, mec)

R$ 75.500 (XLT, 2.5 flex, 4x2, mec)

R$ 87.500 (LTD, 4x2, mec)

R$ 61.900 (XLS, cab. simples, 4x2, mec)

Versões: LTD, XLT, XLS, XL

Cabines: Simples ou dupla

Fabricação: Pacheco, Argentina

Fonte: Ford
ANDRÉ MARINHO*EDITOR
O editor viajou a Salta (Argentina) a convite da Ford

OPERAÇÃO QUIXARÁS: EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZARÁ TREINAMENTO NOS SERTÕES CEARENSES




O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 10ª Região Militar (Fortaleza/CE), realizará um exercício denominado Operação Quixarás, no período de 6 a 10 de agosto, nos municípios de Boa Viagem, Madalena, Quixeramobim e Senador Pompeu(mesorregião dos Sertões Cearenses), para adestramento do seu pessoal em situações de Garantia da Lei e da Ordem.

As atividades seguem planejamentos criteriosos e são acompanhadas constantemente, para que as ações militares ocorram de acordo com os objetivos propostos e com o mínimo de interferência na rotinas dos municípios. A fim de estar preparada para cumprir as suas missões de acordo com o previsto em lei, a 10ª Região Militar, Grande Comando do Exército Brasileiro com responsabilidades territoriais nos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, empregará tropas de Crateús/CE, Fortaleza/CE, São Luís/MA e Teresina/PI, bem como integrantes de unidades do Exército de outras regiões do país, para treinamento de ações tipo polícia em ambientes rurais e urbanos, considerando, também, possíveis situações de emprego para garantia de votação e apuração em eleições.

Os planejamentos referentes ao exercício iniciaram em 2011, a fim de que houvesse tempo adequado para seleção do local, reconhecimentos da região escolhida, coordenação dos trabalhos com as organizações militares participantes, levamentos das necessidades logísticas, estudos operacionais, contatos institucionais com outros órgãos públicos e realização de instruções dos quadros. Além do componente operacional, são igualmente relevantes os aspectos voltados para a integridade da população e da tropa. Há normas específicas destinadas a manterem altos índices de segurança. Considerando a missão de defesa da Pátria, o Exército Brasileiro busca, de forma salutar e em harmonia com os afazeres do dia-a-dia das comunidades, interação com a população, para que os cidadãos tenham oportunidade de perceber que cultuamos os mesmos valores e pertencemos, de modo indissolúvel, à mesma Nação.

MAIS INFORMAÇÕES
Seção de Comunicação Social da 10ª Região Militar
3255 1673 / 3255 1675
comando10rm@hotmail.com
Fotos   Valmir