segunda-feira, 7 de maio de 2018

Prazo para regularizar título de eleitor termina dia 9


Brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até a próxima quarta-feira (9) para regularizar a situação. Para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular no país em maio de 2017.

O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.

Outras solicitações
Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título. O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.

A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto é obrigatório.

Ruas Castelo Branco e Benjamim Barroso ganharão asfalto do projeto Sinalize; Veja outras Ruas também contempladas

O Governo do Estado do Ceará, por meio do Detran, lançou o projeto Sinalize, que visa trazer asfalto para diversas Ruas e Avenidas de cidades do Ceará. Quixeramobim, um dos municípios contemplados, terá cinco pontos de novos asfaltos. 

As Ruas Castelo Branco e Benjamim Barroso, nos Bairros Monteiro de Moraes e José Aurélio Câmara, respectivamente serão contempladas. As Ruas são importantes fluxos de tráfego da cidade. Além destas, também receberão asfalto as Ruas: Fausto Costa, entre a Rua 25 de Março e Benjamim Barroso; José Borges, entre a Luiz Gomes Coutinho e Labibe Belém, no trecho que liga a Maravilha ao Jaime Lopes e Rua Luiz Gomes Coutinho, entre o fim da Ponte da Maravilha e a Rua Antônio Zuza.

O Programa Sinalize - Programa de Segurança no Trânsito conta com investimento de R$ 120 milhões, e irá beneficiar a área urbana dos 184 municípios cearenses, com sinalização de trânsito e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas. O programa será executado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vinculado à Secretaria das Cidades, em parceria com as prefeituras municipais, que devem intensificar as ações de segurança no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comuniocaçã

Lula: "Não sei se os acusadores dormem com a consciência tranquila que eu durmo"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há 30 dias na sede da Lava Jato em Curitiba, segue se manifestando de dentro da cadeia para a militância. Nesta segunda-feira, 7, em depoimento divulgado pelo seu site oficial, ele volta a se declarar inocente pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP). O imóvel e a reforma feita nele seriam propina de empreiteiras em troca de contratos com o governo. O petista nega.

Também foi compartilhado vídeo com o último discurso de Lula antes de se entregar para a Polícia Federal em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. "Completam-se 30 dias que estou aqui aguardando que o Moro e o TRF-4 digam qual crime eu cometi. Não sei se os acusadores dormem com a consciência tranquila que eu durmo. A minha tranquilidade é porque eu tenho vocês", assina Lula.

Na carta, o ex-presidente afirma que tem "certeza" de ser "vítima de um conluio entre a imprensa e a Força Tarefa da Lava Jato que não sabem como sair da emboscada que se meteram com tantas mentiras". Desde que Lula foi preso, militantes acampam nas proximidades da sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, com moradores da região alegando transtornos.

A Prefeitura da capital paranaense já solicitou a transferência do ex-presidente e a Justiça já determinou que os movimentos desfaçam o acampamento sob pena de multa diária. Integrantes do acampamento também foram alvo de tiros na semana passada. (Do O Povo Online)

Bandidos explodem carro-forte e fazem reféns durante assalto no interior do Ceará




Bandidos armados explodiram, na manhã desta segunda-feira (7), um carro-forte durante um assalto na rodovia CE-176, entre as cidades de Santa Quitéria e Sobral, na Região Norte do Ceará.

Segundo a polícia, a quadrilha abordou o veículo e anunciou o assalto. Os seguranças precisaram sair do veículo, e os homens detonaram o carro-forte, que ficou destruído. Os homens conseguiram ter acesso ao dinheiro que estava no cofre do carro-forte, de acordo com a polícia. Logo após o crime, a quadrilha fugiu em dois veículos, sendo um deles uma ambulância. Na fuga os bandidos fizeram reféns o motorista da ambulância e outras pessoas que estavam no local.

Equipes da Polícia Militar de Santa Quitéria e de outras cidades vizinhas foram acionadas para fazer buscas na região. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sobral também auxiliou na operação. No entanto, ninguém foi preso. Foi o quarto ataque a carro-forte neste ano no Ceará, de acordo com dados do Sindicato dos Bancários. (Do G1-CE)