sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Bandidos atiram durante assalto a casa lotérica no centro de Quixeramobim



Clientes e funcionários de uma casa lotérica ficaram assustados durante um assalto ocorrido na manhã desta sexta-feira, 12, no centro de Quixeramobim.

Segundo informações da polícia, o assalto ocorreu por volta das 07h00min quando dois elementos armados de revólver chegaram a Vitoria Loterias, localizada na Rua Abílio Silva, e anunciaram o assalto.  Funcionários informaram que a dupla chegou a quebrar uma das vidraças para pegar o dinheiro onde ainda efetuaram dois tiros para assustar as pessoas que se encontravam próximas ao local. A quantia levada não foi informada.

A dupla fugiu em uma motocicleta Broz de cor vermelha e sem placa. Os mesmos efetuaram fuga por uma estrada carroçal que da acesso a cidade de Senador Pompeu.  Policiais iniciaram uma perseguição até a localidade de facão, mas não obtiveram pistas dos elementos.  A polícia tenta agora identificar e localizar os criminosos. Durante toda a manhã a casa lotérica permaneceu fechada.  O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

O barbeiro mais antigo de Quixeramobim Luis Felício Barros,

Luis Felício Barros, mais conhecido como Aluizio Barbeiro, faz a cabeça



Há 52 anos, Luis Felício Barros, mais conhecido como Aluizio Barbeiro, faz a cabeça dos homens de Quixeramobim. Mesmo aposentado por tempo de serviço e e por idade, o barbeiro não larga o trabalho. Aprendeu o ofício sozinho, desde pequeno, e tem clientes fiéis. Já fez a barba até de Luiz Gonzaga, que passava pelo Ceará para fazer um show.

Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, Rei do Baião, (Exu, 13 de dezembro de 1912  Recife, 2 de agosto de 1989) foi um importantecompositor e cantor popular brasileiro.2 Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria dasfestas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival CaymmiGilberto GilRaul SeixasCaetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias,3 ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).2Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do terreiro de Pernambuco, a 610 km do Recife, a 69 km de Crato (Ceará) e a 80 km de Juazeiro do Norte, Ceará), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos. O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 19204 5 .
Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de Santa Luzia e também mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento"5 .
O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil.3 O gênero musical que o consagrou foi o baião.2 A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.