terça-feira, 28 de junho de 2016
128 municípios do Ceará já estão com os limites definidos, segundo IBGE
Cento e vinte e oito municípios cearenses já estão com suas áreas georreferenciadas à espera de votação pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), de acordo com o chefe do escritório no Ceará do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Francisco José Lopes Moreira. O IBGE e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) estão concluindo o "Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará" que está definindo os limites de cada município cearense.
Segundo ele, com a finalização do Atlas, os novos limites serão reconhecidos e transformados em lei pela Assembleia Legislativa. “A maioria dos municípios do Ceará deverá fazer pequenos ajustes nos seus limites, resultado de acordos entre os administradores desses municípios”, explica. Os documentos e mapas do georreferenciamento dos 128 municípios foram encaminhados à Assembleia Legislativa ainda em 2015.
Como exemplo, é possível citar os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré, na Região do Jaguaribe. Com o georreferenciamento, o distrito de Tomé pertencia a Quixeré passou a fazer parte da região administrativa de Limoeiro do Norte. O mesmo ocorreu nos municípios de Tejuçuoca e Itapajé, na Região Norte. Neste caso, a localidade de Venâncio que fazia parte de Tejuçuoca, passou a ser administrada por Itapajé com o ajuste cartográfico. (Do G1-CE)
Assinar:
Postagens (Atom)