O treino do Brasil de ontem pela manhã, na Granja Comary, foi o último antes viagem a Fortaleza para o jogo de amanhã diante da Colômbia, pelas quartas de final – o desembarque ocorreu ontem à noite. Foi, portanto, a principal atividade da preparação para a partida decisiva, que acontece às 17h, no Castelão. E Luiz Felipe Scolari cumpriu o que antecipou, testando duas formações: uma parecida com a atual e outra em 3-5-2, no estilo do penta de 2002.
Revolução por 10 minutos
Felipão começou os trabalhos com uma verdadeira transformação na equipe. Um teste no primeiro trabalho que envolveu os titulares desde a classificação diante do Chile. Montou a equipe sem o centroavante Fred, testando esquema com um ‘falso 9’, e também alterou outras posições. Fernandinho foi para o time reserva e o meio-campo foi composto por Hernanes, Ramires e Willian. Os onze foram os seguintes (em 4-2-2-2): Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Ramires, Hernanes, Oscar e Willian; Neymar e Hulk. Esta primeira revolução, no entanto, durou cerca de 10 minutos e serviu apenas como preâmbulo do que aconteceria no fim do treino.
Paulinho ou 3-5-2 sem Fred
Logo na sequência, tudo voltou a ser como era, com Fred e cinco jogadores no meio-campo de um time disposto em 4-2-3-1. Aí começava o treino ‘de verdade’. E, nele, Felipão testou duas formações: a primeira, com o esquema tático atual e Paulinho ocupando a vaga do suspenso Luiz Gustavo (provável time titular contra a Colômbia); e a segunda, esta sim, com esquema bem diferente.
Foi testada uma formação em 3-5-2, com a saída de Fred para a entrada de Henrique na zaga. Neste momento, o time treinou com Júlio César; Thiago Silva, Henrique e David Luiz; Daniel Alves (Maicon), Fernadinho, Paulinho, Oscar e Marcelo; Hulk e Neymar. O camisa 10, inclusive, treinou normalmente, sem a proteção no joelho que utilizou nos últimos dias. Mais tarde, na entrevista coletiva, Neymar confirmaria que está bem e sem sentir dores. Durante o treinamento, Felipão promoveu outras alterações na equipe, mas por pouco tempo. Maicon entrou no lugar de Dani Alves e Maxwell, na vaga de Marcelo, que saiu mais cedo para, de acordo com o assessor de imprensa Rodrigo Paiva, ir ao banheiro.
Treino de hoje é no Presidente Vargas
Após o treino de ontem, a seleção brasileira serviu à imprensa, com Neymar em entrevista coletiva. Em seguida, os jogadores almoçaram e seguiram viagem, de ônibus, de Teresópolis até o Rio de Janeiro, onde embarcaram com destino a Fortaleza às 16h30. A chegada à Base Aérea da capital alencarina aconteceu nas primeiras horas da noite, por volta das 19h30, quando seguiram para o hotel onde ficarão concentrados até o jogo.
Hoje, a programação da delegação brasileira em Fortaleza tem dois compromissos, ambos no período da tarde. Às 15h30, os jogadores atendem a imprensa por meia hora, no Castelão e, às 16h15, treinam por uma hora no Estádio Presidente Vargas, já que o gramado do Gigante da Boa Vista precisa ser poupado. Será a última atividade antes da aguardada partida contra a Colômbia, de James Rodríguez e Cuadrado. Amanhã, o time deixa o hotel às 15h rumo ao Castelão. A viagem de volta ao Rio de janeiro acontece logo após o jogo, às 21h30, em voo fretado.
Fonte: O Estado CE