Candidatos preparam programas eleitorais
Os candidatos ao cargo de prefeito da Capital cearense já estão se preparando para, no próximo dia 21 de agosto, colocarem no ar suas propostas e tentarem convencer o eleitor quem é o melhor para governar Fortaleza, através da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Para isso, a coordenação das campanhas já garantiram profissionais especialistas em produzir programas voltados para a eleição.
A maioria dos candidatos preferiu dar oportunidade aos profissionais locais para a confecção dos programas eleitorais. Produtores e marqueteiros cearenses foram os mais procurados pelos candidatos à Prefeitura de Fortaleza para produzirem um material que prenda o eleitor na frente da televisão e do rádio para ouvir as ideias que os prefeituráveis têm a oferecer para a Capital do Estado.
A produção desses programas é um detalhe importante do processo eleitoral, é tanto que começam a ser confeccionados logo no início da campanha, com a captação de uma série de imagens externas, aproveitando eventos de campanha realizado pelos próprios postulantes neste ano. Agora, os candidatos se preparam para gravar seus programas nos estúdios.
O início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, para alguns, marca o começo de uma nova etapa na campanha. Em matéria veiculada no último dia 24, coordenadores de campanha e candidatos pontuaram que a propaganda eleitoral no rádio e na televisão é importante para divulgar a imagem dos prefeituráveis visto que esses meios de comunicação dão a oportunidade do candidato falar para a milhões de fortalezenses.
A campanha do candidato petista Elmano de Freitas (PT) decidiu contratar o marqueteiro Duda Mendonça para ficar responsável por toda a parte de comunicação. Foi o mesmo profissional responsável pela última campanha da prefeita Luizianne Lins (PT), em 2008.
Gravar
De acordo com o coordenador geral da campanha de Elmano, Antônio Carlos, já há toda uma estrutura montada para as gravações dos programas do petista. Segundo Antônio Carlos, já foram coletadas imagens externas, mas somente no início de agosto é que o candidato deverá começar a gravar no estúdio.
Enquanto isso, a campanha do tucano Marcos Cals (PSDB) preferiu optar pelos profissionais da terra. A produtora contratada foi a Terra Filmes, responsável pela produção dos programas que devem ir ao ar no rádio e na televisão. Conforme a assessoria do candidato, já foram feitas as imagens externas e nos primeiros 15 dias do próximo mês, o candidato irá gravar no estúdio da produtora.
Na segunda-feira, 30, o candidato deverá fazer o lançamento do site oficial da campanha, das redes sociais e do jingle que deverá ter como conceito o fato do candidato representar a "verdadeira mudança" para a cidade.
Estreia
Na campanha de Moroni Torgan (DEM), a empresa responsável pelos programas do democrata é a ON 3, de Fortaleza, que já possui estúdio próprio para gravações. Conforme o marqueteiro da campanha, Erivelto de Sousa, o candidato Moroni Torgan já saiu na frente e iniciou a gravação do programa em estúdio. "Já estamos pronto para a estreia. Temos material suficiente para isso", garantiu.
Coleta
A campanha do postulante Heitor Férrer (PDT) também contratou os profissionais que construirão os programas do pedetista para irem ao ar a partir do dia 21 de agosto. Conforme o prefeiturável, o marqueteiro Fabner Utida, de Fortaleza, está no comando. Próxima semana, Heitor Férrer diz que já pretende entrar no estúdio para gravar e que até agora já coletou bastante imagens externas.
No caso da campanha do candidato André Ramos (PPL), foi contratada a empresa Vocalize, também de Fortaleza, para produzir os programas do prefeiturável. Conforme o coordenador de campanha, Laurence Bisol, na próxima semana será iniciada a gravação dos programas em estúdio.
Modestas
Mas há também os que contam com gravações de programas eleitorais mais modestas. Com um orçamento mais limitado do que a maioria dos candidatos a prefeito de Fortaleza, a campanha do candidato Francisco Gonzaga (PSTU) conta com a ajuda da militância do partido e dos amigos para a produção dos programas do candidatos que devem ir ao ar em agosto.
O coordenador da campanha de Gonzaga, Lucas Scaldaferri, informa que toda a produção, desde a parte de concepção dos programas, passando pela captação de imagens e edição dos programas está sendo feita por militantes. Ele explica que a campanha apenas contou com a ajuda de um amigo do candidato, que, por um "preço mais em conta", disponibilizou o estúdio, a ilha de edição e as filmadoras.
Identidade
A campanha do postulante a prefeito de Fortaleza Renato Roseno (PSOL), conforme o coordenador geral da campanha, vereador João Alfredo (PSOL), não será uma "super-produção", mas algo mais simples. João Alfredo informa que a campanha contratou uma produtora de Fortaleza, chamada Nigéria, que já trabalhou em campanhas passadas do PSOL e tem uma identidade com o partido.
Na campanha de Roberto Cláudio (PSB), a produtora responsável será a mesma que trabalhou na última campanha do governador Cid Gomes, em 2010. Sobre a produção dos programas na campanha de Inácio Arruda (PCdoB), só foi informado que eles estão seguindo o planejamento da campanha.
A reportagem tentou entrar em contato com a campanha do candidato a prefeito Valdeci Cunha (PRTB), mas ninguém atendeu os telefonemas. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
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