Diante da insensibilidade e da consequente cobrança indevida da conta d'água, está sendo movida 'Ação Popular', solicitando através de pedido de liminar na justiça da Comarca de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, contra a PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM e sua autarquia, SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO, para que seja suspenso a cobrança nas residências, em que não estão sendo fornecidos os serviços de água e coleta de esgotos, ou que o referido serviço esteja sendo prestado de forma descontínua, constituindo-se uma ilegalidade, conforme prevê o art. 5º inciso LXXIII da Constituição Federal, ora em vigor.
A ação popular partiu da iniciativa dos vereadores Romulo Coelho Filho e Teodomiro Fernandes, ambos da Câmara Municipal de Quixeramobim. Segundo o parlamentar Rômulo Filho, a prefeitura e o SAAE, cometem afronta à moralidade administrativa com a cobrança abusiva. "Tem muitos consumidores que passam dias sem receber o precioso liquido em suas torneiras, e ainda assim, chega a cobrança da conta; por outro lado, cidadãos prejudicados pelo colapso no abastecimento estão comprando água dos carros-pipas, ou similares, para não sofrerem por completo o desabastecimento", denuncia o vereador.
Vereadores: Rômulo Filho e Teodomiro Fernandes - Imagem da Internet |
Enquanto isso nas redes sociais, tribuna do povo de Quixeramobim, foram publicados comentários solidários a causa, ou seja: solicitando a não cobrança pelo serviço que o SAAE não está prestando. O advogado Márcio Bráulio Pontes Pimentel, assim escreveu: Na onda do descaso PRECISAMOS mesmo é de cabra macho para fazer valer os direitos do nosso POVO. VAMOS PARTIR PARA CIMA. DOE A QUEM DOER. MAIS UMA VEZ PARABÉNS! Atitudes como esta é que enaltece os vereadores INDEPENDENTES! Aliás todo o vereador DEVE SER INDEPENDENTE! Parabéns!!!!!!
Já o André Luiz Vicente Chagas, disse que: Gostaria de ver a indignação do povo de Quixeramobim nas ruas e nas urnas, mas infelizmente ela ainda não aflorou, quando o povo trabalhador, honesto, íntegro descobrir que é ele quem constitui toda forma de poder e que é ele quem outorga poderes aos comandantes, tenho certeza que o empreguismo e o puxassaquísmo será deixado de lado como único meio de se eleger . parabéns aos vereadores .
Já a Valdenice Roque, lamenta e diz: Na minha residencia lá no capadócio a ultima vez que vimos água foi no dia 09 de setembro e o pior a conta veio o dobro, quer mais?
Outra que reclama da falta d'água e da cobrança indevida é: AllyneKelly Estevão - Aqui na minha casa nós passamos 29 dias sem água e a conta veio um absurdo.
Fonte das publicações - Facebook!
Crisanto Teixeira - Jornalista e Historiador