segunda-feira, 2 de abril de 2018

CARIRIAÇU TEM A QUARTA MAIOR CHUVA DO ANO, DIZ FUNCEME



A cidade de Caririaçu, na Região do Cariri do Ceará, registrou nas últimas 24 horas a quarta maior chuva de 2018, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o órgão choveu 134 milímetros entre as 7 horas de domingo (1º) e 7 horas desta segunda-feira (2). A maior precipitação do ano até esta segunda-feira havia sido em Mauriti, Região do Cariri com 150 milímetros. Em seguida Milagres, também no Cariri, com 148 milímetros. E semana passada Quixeré registrou 135 milímetros.

Ceará teve chuva em pelo menos 128 dos 184 municípios nesta segunda-feira. Além de Caririaçu, houve boas precipitações em Várzea Alegre (114 mm), Granjeiro (109 mm) e Lavras da Mangabeira (90 mm).

Em Fortaleza, a Funceme contabilizou 10 milímetros desde meia-noite .

Conforme a Funceme, uma Zona de Convergência Intertropical - banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul - propicia a formação de chuva na região.

Previsão para segunda-feira:

No decorrer do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.
Previsão para terça-feira:

Nebulosidade variável com períodos de chuva em todas as regiões do estado.
Previsão para quarta-feira:

Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões.
Pior março em volume de chuva desde 2013
O Ceará teve um volume de chuva de 120 milímetros acumulado em março, 40% abaixo da média histórica (203 milímetros) e o pior volume para o mês desde 2013, quando o volume havia sido de 78 milímetros, segundo a Funceme. O dados de março deste ano são parciais e podem ser revisados.

Volume de chuva em março no Ceará

Neste ano, os dias mais chuvosos de março ocorreram no início e fim do mês; entre os dias 4 e 22, as chuvas foram poucas, com média de menos de cinco milímetros no Ceará.

Em janeiro deste ano, as chuvas já haviam ficado abaixo da média histórica. Já em fevereiro o volume ficou 55% acima da média histórica.


Nove açudes atingem 100% da capacidade
Com as chuvas acumuladas dos últimos dez dias, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são:

  • Maranguapinho, em Maranguape
  • Acaraú Mirim, em Massapê
  • Caldeirões, em Saboeiro
  • Itaúna, na cidade de Granja
  • Tucunduba, em Senador Sá
  • Cocó, na capital
  • Germinal, no município de Palmácia
  • Tijuquinha, em Baturité
  • Colina, na cidade de Quiterianópolis.
  • Onze açudes do Ceará estão com capacidade acima de 90%.


Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,91% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 6,30% do volume máximo.


Por G1 CE

CEARÁ REGISTRA 1.344 HOMICÍDIOS EM TRÊS MESES, COM AUMENTO DE 37,7% DE ASSASSINATOS




Em apenas três meses de 2018, o Ceará já acumula em sua estatística criminal, nada menos, que 1.344 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), somados os homicídios, latrocínios (roubo seguidos de morte), lesões corporais que resultam em óbitos, além das mortes violentas nas unidades penitenciárias e as mortes decorrentes de intervenção policial.  Isso representa um aumento da ordem de 37,7 por cento em comparação ao primeiro trimestre de 2017.

No mês de março deste ano, 428 pessoas foram assassinadas no Ceará, contra 358 de março do ano passado, uma variação da ordem de 19,5 por cento.

Os 428 assassinatos em março foram assim distribuídos de acordo com a territorialidade do estado:  Capital, 139; Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 114; Interior Norte, 94; e Interior Sul, 81.

Números

No acumulado dos três primeiros meses do ano, Fortaleza aparece como a área com maior índice de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Foram 434 assassinatos. Na RMF 383. No Interior Norte 270, e no Interior Sul 257, totalizando 1.344 homicídios.

O mês de janeiro foi o mais violento neste primeiro trimestre de 2018. Foram registrados 528 CVLIs, sendo 167 na Capital, 160 na RMF, 103 no Interior Norte e 98 no Interior Sul.

Quatro chacinas foram registradas neste primeiro trimestre de 2018 no Ceará. Veja os casos:

8 de janeiro – Na localidade Serra Pelada, zona rural do Município de Maranguape, na RMF, uma chacina dentro de uma residência deixou quatro mortos.

27 de janeiro – Uma matança aconteceu na casa de shows “Forró do Gago”, na comunidade Barreirão, bairro Cajazeiras, em Fortaleza, com 14 pessoas assassinadas.

29 de janeiro – Durante uma briga entre presos da Cadeia Pública da cidade de Itapajé (a 124Km de Fortaleza), 10 detentos foram assassinados a golpes de “cossocos”, facas, punhais e outros instrumentos.

9 de março – Sete pessoas foram assassinadas no bairro Benfica, em Fortaleza, por conta de uma rivalidade de facções criminosas. A matança começou na Praça da Gentilândia e se estendeu pelas ruas próximas, atingindo também a sede de uma torcida organizada de futebol.


  Por: Ceara News 7

INFLAÇÃO: REMÉDIOS ESTÃO MAIS CAROS 2,84%




Os preços dos remédios aumentaram até 2,84% desde sábado passado. A correção foi autorizada pelo governo e aumento publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União de quinta-feira. Os reajustes foram de 2,09%, 2,47% ou 2,84%, conforme o tipo do medicamento, segundo resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Com a variação, a correção média será de 2,43%.

Os percentuais poderão ser aplicados em cerca de 13 mil apresentações disponíveis no mercado varejista. O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo destacou que o reajuste incide sobre a tabela de Preços Máximos ao Consumidor e não provoca aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias, principalmente em relação aos remédios que têm grande concorrência. A entidade recomenda que o consumidor pesquise as melhores ofertas.

Os índices deste ano estão abaixo da inflação de 2017, que foi de 2,95%. No ano passado, o reajuste dos preços variou entre 1,36% e 4,76%. Em 2016, o aumento máximo autorizado foi de 12,5%.

Sertão Central: Com chuvas do feriadão, açudes tem aportes variáveis


Foto/ Reprodução Whatsapp: Açude Fogareiro
O Gerente Regional da Cogerh, Paulo Ferreira, informou os aportes que açudes cearenses tiveram com as chuvas do feriado da Semana Santa. De acordo com os dados, o que teve aporte mais considerável foi o açude Patu, seguido do Cedro. O Fogareiro também recebeu um pequeno aporte.

Veja o aporte de cada um:
Banabuiú: 8cm
Cedro: 18cm
Fogareiro: 8cm
Cipoada: 3cm
Patu: 1m e 27cm
Monsenhor Tabosa: 7cm
São José I: 17 cm
Capitão Mor: 4 cm

Terremoto na Bolívia é sentido em vários estados do Brasil


Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, oriundo da Bolívia, foi sentido no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, por volta das 11h de hoje (2). A intensidade do tremor foi dimensionada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que mantém um site com relatos do tremor.

Na Avenida Paulista, região central de São Paulo, diversos prédios chegaram a ser esvaziados. Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram os trabalhadores ocupando as calçadas após descerem dos escritórios. No centro, o prédio do Ministério Público estadual também foi esvaziado. O tremor também foi sentido na região norte, segundo o Corpo de Bombeiros.

No estado de São Paulo, municípios do interior, como Marília, e do litoral, como Santos, também sentiram o tremor.

Em Brasília, prédios localizados em uma de suas principais avenidas, a W3, na altura da quadra 508 Norte, foram evacuados e seus ocupantes receberam orientações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

"Recebemos vários chamados em todo o Plano Piloto, no Setor de Indústrias e no Guará. Não houve nenhum relato de vitimas e nenhuma estrutura foi comprometida. Houve a percepção das pessoas quanto ao tremor, mas não se constatou nenhum problema nas edificações vistoriadas", informou o Capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, equipes de vários quartéis de Brasília e cidades vizinhas foram mobilizadas para o atendimento da população, além de membros da Defesa Civil.

Em caso de tremor de terra, a orientação para quem sentir os efeitos do abalo é de aguardar o socorro dos bombeiros e da Defesa Civil distante do prédio ou edificação. Se o abalo for forte, sugere-se procurar uma equipe de engenheiros para avaliar as condições de sustentação do edifício. (Da Agência Brasil)

Quixeramobim registra a maior chuva do estado, aponta Funceme

[A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, registrou chuvas em pelo menos 38 municípios cearenses nas últimas 24 horas, a maior delas foi registrada no Sertão Central, mais precisamente em Quixeramobim com 39.4mm no posto pluviométrico de Passagem, a segunda maior precipitação chuvosa também foi em Quixeramobim, no distrito de Encantado com 36mm, e o município de Independência registrou a terceira maior chuva com 34.1mm.
Os municípios de Ibicuitinga com 21.2mm e Solonópole com 19.8 também ficaram entre as dez maiores chuvas do estado de ontem para hoje.
No Sertão Central foram registradas chuvas ainda em Boa Viagem 10mm, Pedra Branca 8mm, Senador Pompeu 7.4mm, Mombaça 5.4mm e Quixadá 2.9mm.


Nível dos açudes cearenses tem aporte significativo após chuvas no feriado

O volume de chuvas registrado no estado durante o feriado da semana santa contribuiu para o início da recuperação de alguns açudes cearenses. As precipitações na madrugada da última sexta-feira(30), por exemplo, foram as maiores do mês de março. Com registros de chuvas em 120 municípios, segundo a Funceme, houve aporte em 49 açudes, gerando recarga de 20,1 milhões de metros cúbicos em apenas um dia.
No domingo (01), o Castanhão, maior açude do estado, registrou recarga de 1,6 milhão de metros cúbicos. Além dele, mais 44 reservatórios registraram aporte, contabilizando um acumulado que chegou a 17 milhões de metros cúbicos de recarga total.
Nos reservatórios localizados no Sertão Central, uma das regiões mais críticas do estado, o aporte animou os moradores que esperavam há muito tempo por boas chuvas na região. Do último sábado até hoje (02), o açude do Banabuiú aumentou o nível da água em 8cm, enquanto o reservatório Patu registrou aumento de 1 metro e 27 centímetros. Hoje, a bacia do Banabuiú registra 2,2% da capacidade, valor ainda reduzido, mas um avanço se comparado aos números inferiores a 0,5% de semanas atrás.
Até o momento, o monitoramento feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra nove açudes sangrando, dentre eles a barragem do Batalhão, em Crateús, que voltou a verter. por