O homem sonha morar em "quarto", “não precisa ser grande, mas que tenha pelo menos um banheiro para fazer minhas necessidades e tomar um banho”.
Quixadá é um dos 19 municípios que integra a região do Sertão Central cearense, conhecido pelas suas famosas pedras rochosas que compõem o Monumento Natural dos Monólitos, além de ter a imortal escritora Rachel de Queiroz como maior símbolo da defesa dos mais carentes. Sua população estimada pelo IBGE é de 84.684 habitantes. Se os símbolos turísticos de Quixadá estão em péssimas condições, alguns moradores também sentem o abandono do Poder Público.
José Atemir de Almeida, 49 anos, teve 40% do corpo queimado, não tem condições de exercer uma profissão, abandonado pela família, começou a perambular pelas ruas de Quixadá, és que, certo dia encontrou um local que há 9 anos tem como sua residência, um chafariz abandonado no bairro Boto.
Acontece que o local é insuportável e indigno para qualquer ser humano, não para José Atemir, que mesmo com lagrimas nos olhos agradece por ainda ter aquele minúsculo espaço de aproximadamente um metro quadrado. Ele sobrevive há 9 anos no local. Conta que já teve convivência com duas mulheres, desses casos é pai de quatro filhos.
A reportagem do portal Revista Central visitou o homem em plena 13 horas, dentro do chafariz a temperatura passa do 35º graus e sem ventilação, é quase impossível ficar mais de cinco minutos. O cheiro do ambiente também incomoda.
José Atemir fixou um ferro para “armar” um punho de sua rede, colocou o outro no portão, com o peso, o portão fica fechado, mesmo assim, um pano impede a visibilidade. Ele conta que estava caminhando quando percebeu que poderia morar no no interior dp chafariz. Revela ainda que sonha em ter pelo menos um quartinho, “não precisa ser grande, mas que tenha pelo menos um banheiro para fazer minhas necessidades e tomar um banho”.
Veja as fotos da galeria:
Comovidos com a situação, vizinhos dão comida e empresta seus banheiros, “é ruim eu precisar e ter que sempre pedir”. Antes ele fazia suas necessidades fisiológicas em um matagal que tinha a margem da rodovia, mas o local será construído um loteamento.
O homem releva que seus filhos ficaram de lhe visitar no próximo dia 15. Confessa que tem muita saudade de sua família. Disse ainda que gosta muito de seus caridosos vizinhos.
Para piorar a sua triste realidade de viver sozinho, sem energia, água e principalmente sem uma moradia digna, sofreu uma queda e quebrou um dedo do pé, foi ao hospital e teve um pé engessando, “mas o calor era grande ai tive que tirar, não estava agüentando”.
Durante todo esses 9 anos, confessa que apareceu na tarde de quarta-feira, 10, umaAssistente Social e lhe prometeu levar ao CAPS, “esperei até agora e nada, acho que não vai voltar”. Acredita que só recebeu essa visita porque recentemente a TV Jangadeirofez uma reportagem.
José Atemir de Almeida precisa de uma rede nova, materiais de limpeza e higiênico, roupas e alimentos.“O que eu ganhar vou agradecer”.
Casos tristes como este tem ocorrido com frequência no município de Quixadá, recentemente o portal Revista Central denunciou a situação do idoso que vivia em estado vegetativo, depois o homem das cavernas e agora esse senhor que mora em um chafariz.
Em pleno clima eleitoral, desconhece completamente quem são os candidatos a Presidência da República, principalmente a governador do Ceará, mas está disposto a vender o seu voto, “tenho os documentos aqui, quem quiser comprar meu voto eu vendo por até R$ 50,00 reais”. Mesmo não sabendo que é crime vender o próprio voto, planeja comprar alguma coisa.
Veja as imagens na RC TV: