A comunidade do distrito de São Miguel, no município de Quixeramobim, tem o orgulho de promover a mais de quarenta anos o desfile cívico em homenagem ao dia da pátria.
Neste ano não foi diferente, populares lotaram as calçadas para acompanhar mais uma vez a comunidade realizar algo que já é tradição em todo o Sertão Central. Segundo a professora Eliêne Alves, somente em um ano o desfile não aconteceu devido à morte de uma pessoa da comunidade. Nossa reportagem conversou com vários moradores, todos eles disseram que a mais de quarenta anos acompanha o desfile.
Ninguém sabe a data exata ao qual a comunidade começou a realizar, mas todos concordam que a tradição já passou por várias gerações e que mesmo em épocas onde não acontecia mas o desfile, principalmente na cidade de Quixeramobim, o distrito de São Miguel permaneceu mantendo a tradição e realizando o desfile no dia da pátria. O comerciante Jóca Amâncio disse que a tradição sempre existiu e deverá continuar por muito tempo. “Às vezes as pessoas comentam que vão acabar com o desfile de 07 de setembro, mas sempre tem, pois já é uma tradição da comunidade”, completou o comerciante.
Os modos de apresentação mudaram e acompanham o desenvolvimento da localidade. Tentando sempre valorizar os alunos da escola Alfredo Almeida Machado, o desfile também realiza homenagens as pessoas queridas do lugar e região. A figura do agricultor, homem sofrido principalmente durante a seca, não foi esquecido durante o desfile. A sanfona, alegria do sertão veio nas mãos de um sanfoneiro de apenas 15 anos, Douglas Oliveira Sousa. Já sem os raios do sol, mas com uma bela lua de testemunha, um dos momentos que marcam a tradição é a execução do Hino Nacional Brasileiro, sendo acompanhado pelos participantes e populares que assistem ao desfile juntamente com o Prefeito de Quixeramobim, Edmilson Junior, e a Secretária de Educação Socorro Pinheiro.
CONFIRA MAIS FOTOS
POR FERNANDO IVO FOTOS E VIDEO: osertaoenoticia.com