Após 16 dias de sucessivas quedas, o volume do Açude Roberto Costa, popularmente conhecido como Trussu, voltou a subir. As últimas chuvas que ocorreram na região Centro-Sul contribuíram para o aumento de sete centímetros da lâmina de água, atingindo a marca de 44% da capacidade do reservatório que é de 301.000.000 m³.
De acordo com especialistas da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, o açude está “tomando água do riacho Ererê, que corta as cidades de Jucás e Cariús”. Apesar do aumento, os efeitos do longo período de estiagem já podem ser notados. Ilhotas que estavam submersas começam a surgir, galhos de árvores também começam a aparecer e sinalizam uma preocupação para os navegantes que utilizam o local com seus barcos.
O órgão ressalta que “as águas que chegaram até o Trussu durarão apenas dez dias caso não continue chovendo significativamente na região”. Com o sinal de alerta ligado há alguns meses, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe já arquiteta uma reunião para debater os impactos das crescentes quedas do segundo maior açude do Estado.
Atualmente, o açude possui vazão de 500 litros por segundo, o que garante a perenização do Riacho Trussu que atende a centenas de agricultores da região. O Trussu abastece uma população de mais de 100 mil habitantes.
10 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2 – Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4 – Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5 – Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
6 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
8 – Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9 – Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
10 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
Redação Iguatu.Net