sexta-feira, 10 de abril de 2020

39 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave são curados no Ceará


39 pessoas entre as 100 internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada por novo coronavírus foram curadas no Ceará, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde divulgado na noite dessa terça-feira, 07. O número se refere a hospitalizados por SRAG com resultados positivos para a Covid-19.

Destes, ainda há 21 pacientes hospitalizados, enquanto outros 40 morreram. Até as 17h35 desta terça, a plataforma IntegraSUS indicava 1.188 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no Ceará.

Diabetes

Dos 100 internados, 68 possuiam o histórico de doenças crônicas, dentre os quais 27 tinham diabetes, 24 sofriam com doenças cardiorrespiratórias e cinco sofriam doença renal crônica.

O maior número de internados com SRAG em decorrência de coronavírus está contabilizado em Fortaleza, somando 79, dos quais 30 vieram a óbito. As outras mortes foram nos municípios de Aracati, Cariús, Eusébio, Farias Brito, Iguatu, Itaitinga, Jaguaribe, Maracanaú, Santa Quitéria e Tianguá, sendo uma em cada.

Faixa etária

Os homens entre 50 e 59 anos (15%) e as mulheres entre 40 e 49 anos (8%) representam as principais faixas etárias dos hospitalizados por SRAG em decorrência de coronavírus. Em geral, os sintomas apresentados são febre, tosse e dispneia, ou seja, a dificuldade para respirar.

Do Repórter Ceará

Guaramiranga fecha entradas da cidade para evitar disseminação por coronavírus


Prefeitura de Guaramiranga, no Ceará, anunciou nesta quarta-feira (8) o bloqueio da entrada de turistas como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. Guaramiranga possui quatro casos suspeitos do novo coronavírus, segundo os números atualizados às 9h15 desta quarta (8), pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

De acordo com o decreto, assinado nesta terça-feira (7), fica permitido o acesso à cidade somente para residentes ou trabalhadores de municípios vizinhos. O perfil deve ser comprovado às autoridades locais com a apresentação do comprovante de endereço ou documento que comprove vínculo empregatício. (Do G1-CE)

Publicada MP que isenta consumidor pobre de pagar conta de luz


A população pobre, com consumo mensal de energia elétrica inferior ou igual a 220 quilowatts-hora (kWh), está isenta de pagar a conta de luz, no período de 1º de abril a 30 de junho deste ano. É o que determina a Medida Provisória (MP) nº 950, de 8 de abril de 2020, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, dessa quarta-feira (8).

Para isso, fica a União autorizada a destinar recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), limitado a R$ 900 milhões, a fim de cobrir os descontos relativos à tarifa de fornecimento de energia elétrica dos consumidores incluídos na Tarifa Social.

Assim, o "governo soluciona as duas questões mais urgentes identificadas pelas equipes do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia: a perda da capacidade de pagamento dos consumidores de baixa renda, beneficiários da tarifa social, e a perda da capacidade financeira das distribuidoras de energia elétrica, com o aumento da inadimplência e a redução do consumo de energia", informa o ministério.

A medida decorre das ações temporárias emergenciais destinadas ao setor elétrico para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19).

A decisão do governo federal de isentar a tarifa de energia elétrica dos consumidores de baixa renda foi uma das medidas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro, durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, na noite de ontem