O volume de chuvas registrado no estado durante o feriado da semana santa contribuiu para o início da recuperação de alguns açudes cearenses. As precipitações na madrugada da última sexta-feira(30), por exemplo, foram as maiores do mês de março. Com registros de chuvas em 120 municípios, segundo a Funceme, houve aporte em 49 açudes, gerando recarga de 20,1 milhões de metros cúbicos em apenas um dia.
No domingo (01), o Castanhão, maior açude do estado, registrou recarga de 1,6 milhão de metros cúbicos. Além dele, mais 44 reservatórios registraram aporte, contabilizando um acumulado que chegou a 17 milhões de metros cúbicos de recarga total.
Nos reservatórios localizados no Sertão Central, uma das regiões mais críticas do estado, o aporte animou os moradores que esperavam há muito tempo por boas chuvas na região. Do último sábado até hoje (02), o açude do Banabuiú aumentou o nível da água em 8cm, enquanto o reservatório Patu registrou aumento de 1 metro e 27 centímetros. Hoje, a bacia do Banabuiú registra 2,2% da capacidade, valor ainda reduzido, mas um avanço se comparado aos números inferiores a 0,5% de semanas atrás.
Até o momento, o monitoramento feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra nove açudes sangrando, dentre eles a barragem do Batalhão, em Crateús, que voltou a verter. por Monólitos Post
|
segunda-feira, 2 de abril de 2018
Nível dos açudes cearenses tem aporte significativo após chuvas no feriado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário