quarta-feira, 4 de julho de 2012
Nova Ford Ranger: mais um rival na briga de picape grande
Ano das picapes traz mais uma : a Ranger, veículo global, nas concessionárias somente em agosto
No final do ano passado foi a Toyota Hilux. No início deste ano, a Chevrolet S10. Logo em seguida, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. A Volkswagen Amarok desembarcou com seu câmbio de oito velocidades.
Agora chegou a vez da Ford revelar a nova geração da picape Ranger, na cidade de Salta, noroeste da Argentina, cercado pela Cordilheira dos Andes e do deserto andino.
Nova mesmo. Plataforma, motores, interior e design foram totalmente modificados. O desenvolvimento do projeto foi feito na Ford Austrália. Mas os motores e a suspensão foram recalibrados para se adaptar a cada mercado, tendo em vista que ela é produzida em três continentes - Ásia, África e América, para venda em mais de 180 mercados. "A suspensão foi desenhada para atender o mundo inteiro e a calibração é específica para cada região", garantiu em entrevista o diretor de desenvolvimento de produto da Ford, Milton Lubraico.
A Ranger que estará nas lojas Ford do Brasil é produzida em Pacheco, Argentina, e a multinacional divulgou que investiu US$ 1,1 bilhão na criação da plataforma global do veículo.
Confira vídeo
A picape tem três opções de motores: 2.2 litros a diesel, 2.5 litros flex e 3.2 litros diesel. Câmbio manual (6 velocidades para os motores a diesel e 5 velocidades para motor flex) ou automático (6 velocidades), no motor 3.2 diesel e modos de troca econômico, esportivo ou sequencial.
O motor a diesel mais potente, 3.2 litros, é um cinco cilindros e turbo de geometria variável. Seu torque é de 470 Nm. Sua autonomia é de 1.000 km. O consumo médio divulgado pela Ford: 12,8 km/l.
Já o motor bicombustível é um quatro cilindros que tem 173 cv de potência quando abastecido com etanol e 168 cv com gasolina. Seu torque é de 243 Nm e 236 Nm com etanol e gasolina, respectivamente, e comando de válvulas variável. O motor 2.2 litros a diesel tem 125 cv de potência e é direcionado para frotistas.
Valores
Os preços varia de R$ 61.900 (cabine simples) a R$ 130.900 (cabine dupla com câmbio automático, a diesel).
O sistema de tração não é full time. O seletor eletrônico de tração, com troca de modo 4x2 para 4x4 pode ser feito quando em até 120 km/h. Os modos de tração são 4x4 normal e reduzida, com diferencial traseiro blocante. Sua caçamba tem capacidade de carga de 1 tonelada (cabine dupla) e 1,4 tonelada (cabine simples).
Freios ABS, EBD, seis airbags, ar-condicionado dual-zone (mas sem saída de ar para quem vai no banco traseiro), rodas de 16 e 17 polegadas, dependendo da versão, 23 porta-objetos.
A Ford caprichou no interior da picape. Console, painel e computador de bordo facilitam a vida do condutor e de quem estiver na cabine. Atrás, espaço para três pessoas com folga.
Impressões
Um test-drive curto, onde quatro jornalistas dirigiram cada um 20 km. Em 80 km de percurso, testamos o modelo LTD, a diesel, com câmbio manual. Em trilha on road e off-road, o desempenho do motor da nova Ranger é digno de elogios. Torque, boas retomadas e conjunto câmbio e motor competente.
A relação peso-potência para o modelo que testamos agradou. O ponto negativo ficou para o encaixe das marchas do câmbio: não eram de fácil engate. No off-road, em passagens molhadas, locais com areia e terra - típicas do deserto andino -, a Ranger saiu com louvor. Não tivemos acesso a picape com câmbio automático. Fica para outra vez.
Apesar do lançamento do inédito motor flex, a única versão oferecida para o teste era equipada com motor 3.2 (diesel) e câmbio manual. Curiosamente, tratava-se de uma Limited, que não será vendida no Brasil - por aqui, apenas a versão XLT traz a combinação motor 3.2 e câmbio manual.
A flexibilidade é outro ponto marcante da picape. Ela tem grande capacidade de carga. A linha conta com nove opções de cores. São cinco perolizadas - preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas - prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas - branco Ártico e vermelho Bari.
Segurança
Suas tecnologias de segurança passiva incluem airbags para o motorista e passageiro da frente, a disponibilidade de airbags de cortina para proteção da cabeça e airbags laterais nos bancos da frente para proteção do tórax, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitador de carga e a aplicação de materiais de absorção de energia no assoalho, painéis e coluna de direção.
No final de julho a Ranger chega ao Brasil e para o público em agosto. Vai ser briga de picape média, mas grande.
Ficha técnica
Motor: 2.2 l (diesel)/2.5 l (flex)/3.2 l(diesel)
Potência: 125cv /173 cv/200 cv
Transmissão: Manual (6 ou 5 velocidades)/Automática (6 velocidades)
Tração: 4x2, 4x4, 4x4 reduzida
Caçamba: 1 tonelada (cab.dupla)/1,4 tonelada (cab. Simples)
Freios: ABS com EBD nas quatro rodas
Airbags: seis (frontais, laterais e de cortina)
Ar-condicionado: Automático digital dual zone
Tela colorida: LCD 4,2 polegadas, sem GPS
Bancos: Ajuste elétrico em 8 direções específicas
Computador de bordo: 7 funções
Sensor: de estacionamento traseiro
Farois: ajuste elétrico de altura e acendimento automático
Sensor de chuva: velocidade variável
Piloto automático: e controle de áudio no volante
Sistema de som: entradas USB e iPod, com Bluetooth
Preços: R$ 130.900 (LTD, 4x4 a diesel, automática)
R$ 120.400 (XLT 4x4 automática)
R$ 114.900 (XLT 4x4 mecânica)
R$ 106.900 (XLS 4x4 mecânica)
R$ 97.900 (XLS 4x4 cab. simples)
R$ 77.900 (XL, 2.2 diesel, mec.)
R$ 67.600 (XLS, 2.5 flex, 4x2, mec)
R$ 75.500 (XLT, 2.5 flex, 4x2, mec)
R$ 87.500 (LTD, 4x2, mec)
R$ 61.900 (XLS, cab. simples, 4x2, mec)
Versões: LTD, XLT, XLS, XL
Cabines: Simples ou dupla
Fabricação: Pacheco, Argentina
Fonte: Ford
ANDRÉ MARINHO*EDITOR
O editor viajou a Salta (Argentina) a convite da Ford
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