Dois estudantes da rede municipal de ensino de Jamacaru, na zona rural de Missão Velha, se destacaram em feiras de ciências pelo Brasil e, até no México. Emanuel Pereira, de 17 anos, Valdemar dos Santos, de 15 anos, desenvolveram um pluviômetro automático, o equipamento monitora a chuva e alerta a população para evitar deslizamentos de terra, por exemplo.
A dupla conta que a ideia do pluviômetro automático surgiu depois que os alunos viram uma reportagem sobre os estragos da enchente que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2011. O professor Aparecido Luiz Bento ajudou no desenvolvimento da criação dos dois. O equipamento foi feito com material recicláveis com a robótica.
O protótipo do pluviômetro automático monitora a chuva e serve também como alerta para população. Quando ocorre a chuva, o aviso pode ser emitido por um sensor de voz no aparelho com a frase ou pode ser enviado também pelo celular em tempo real com informações sobre a quantidade da chuva e as precauções.
A dedicação dos dois garotos garantiu o primeiro lugar em feiras em Fortaleza e São Paulo. A última premiação foi em Guadalajara, no México. Em novembro, a dupla viaja novamente para fora do país para tentar mais uma medalha no Peru.
No distrito de Jamacaru, vivem pouco mais de dez mil pessoas. Pela localidade, os dois adolescentes já ganharam fama de gênio. “É um orgulho para gente. Um lugar tão pequeno que tem duas pessoas que vieram abrilhantar e aumentar mais o nosso lugar”, diz a agricultora Maria Lúcia Sampaio.
A rotina dos meninos é de casa direto para o colégio. Entre os colegas de turma, o talento dos dois também é reconhecido. “A gente viu o esforço deles. Até nas férias, a gente em casa e eles estudando. E agora eles chegaram aonde chegaram”, diz a estudante Luana Alves.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário