quarta-feira, 2 de abril de 2014

RS: motorista é multado por parar minicarro como uma moto



Motorista foi multado por estacionar de forma oblíqua em rua de Lajeado Foto: Guilherme Giannoulakis / Divulgação
O aposentado João Alfredo Dresch, 68 anos, foi multado na tarde de terça-feira por estacionamento irregular em uma rua de Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul. A penalidade, no entanto, causou polêmica: o carro multado é um veículo elétrico inventado pelo aposentado. Ele tem dimensões inferiores às de uma moto e estava estacionado no sentido oblíquo, para ocupar menos espaço na via. Os agentes de trânsito entenderam que, parado daquela forma, o carro violava o Código de Trânsito Brasileiro.
“Eu sempre estaciono daquela forma pra ocupar menos espaço, cabia mais um carro além do meu naquela vaga”, disse o aposentado, afirmando que, mesmo de forma oblíqua, o carro deixava um espaço livre de mais de 40 centímetros em direção à faixa de rolamento se comparado com um carro tradicional estacionado de forma regular. “Os caras acharam que eu tava errado, então eu fui lá e estacionei certo”, disse.
Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito da cidade, Euclides Rodrigues, o veículo, embora tenha dimensões menores que as de uma moto, estava estacionado de forma irregular. “O Código de Trânsito Brasileiro não prevê nenhum tipo de possibilidade de estacionar daquela forma. Se o fiscal não tivesse autuado, ele teria prevaricado”, afirmou.
Rodrigues afirma ainda que o aposentado foi alertado em outras duas situações que não poderia estacionar daquela forma. “Ele tinha sido abordado outros dias, para fazer com que o veículo fosse colocado da forma correta. Nós temos muito orgulho desse carro ter sido inventado aqui na cidade, mas não podemos manter nenhum tipo de isenção, para a, b, ou c. Estacionar daquela forma em via pública caracteriza infração de trânsito”, disse.
Após ser abordado por agente, inventor do carro elétrico estacionou como manda o Código de Trânsito Brasileiro Foto: Guilherme Giannoulakis / Divulgação
O aposentado foi multado em R$ 85,13 por estacionar em desacordo com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, o que é considerado uma infração média.
O veículo
Batizado de JAD, o carro elétrico mede 1,95 metro de comprimento, 1,05 metro de largura e 1,20 metro de altura. Ele tem capacidade para duas pessoas, além de bagageiro. Segundo o inventor, o veículo roda cerca de 100 quilômetros com uma carga de duas horas.
O JAD foi todo idealizado e construído pelo advogado, que levou 11 meses e meio para finalizar o projeto, em 2010. Há sete meses, ele conseguiu autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para emplacar e circular com o carro. Segundo Dresch, há diversos grupos interessados na fabricação em série do carro.
Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário