Conforme a previsão do órgão, até o próximo fim de semana, o fenômeno possibilitará a formação de um quadro de nebulosidade variável favorecendo, desta maneira, maiores possibilidades de ocorrência de chuvas. Embora seja provável que as precipitações atinjam todo o Estado, as regiões Sul e Centro-Norte do Ceará deverão receber maior volume de precipitações no período. Ambas as regiões já vinham sendo beneficiadas com chuvas intensas registradas nos meses de fevereiro e março.
Naquela ocasião, principalmente no Cariri e parte do Sertão dos Inhamuns, as chuvas caíram em maior intensidade devido a formação do fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo a ocorrência acontece, historicamente, no período da pré-estação. Este ano, no entanto, os Vórtices aconteceram dentro da quadra chuvosa, que acontece entre os meses de fevereiro e maio.
"Diferentemente dos anos anteriores, os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis ocorreram dentro do período da quadra chuvosa. No entanto, não há previsão de que novos fenômenos como estes venham a acontecer até o final do mês e maio. Hoje, o principal fenômeno atmosférico em atividade no Estado é a Zona de Convergência Intertropical", informou a meteorologista Cláudia Rickes, da Funceme.
Nas últimas horas foram registradas precipitações em 79 municípios cearenses. As maiores aconteceram em Acarau (54.1mm), Itapipoca (50.6mm) e Pindoretama (49mm). Neste período, a ocorrência de raios aumenta, especialmente na zona rural das cidades.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário