Os profissionais chegarão em dois voos da Força Aérea Brasileira na base aérea. O primeiro já desembarcou na tarde de sábado (26), com 17 médicos. O segundo chegará na próxima terça-feira (29), às 14h30, também na base aérea. Os outros profissionais já se encontravam na Capital Cearense realizando cursos.
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, informou que 76 municípios cearenses serão beneficiados com a chegada dos profissionais.
"Vamos continuar a cada mês tendo as chamadas dos médicos brasileiros e estrangeiros. Agora mesmo em outubro estamos concluindo a segunda etapa do programa. Isso representa um avanço importante, porque a maior parte desses municípios nunca viram médicos nas comunidades", afirmou.
Odorico ainda adiantou que, no dia 10 de novembro, o Ceará receberá a terceira leva de médicos para concluir o processo do mês de dezembro. Segundo o secretário, a expectativa é que, até o fim de março do próximo ano, todas as unidades de atendimento básico no Estado tenham sido preenchidas pelos profissionais do programa.
Processo
Os médicos serão recebidos pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, pelo secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, por representantes do Ministério Público, além de prefeitos e secretários municipais na fase final de acolhimento, no dia 1º de novembro, no auditório da Assembleia Legislativa. Na sequência, serão encaminhados, no dia 3, para os municípios, onde começarão a trabalhar no dia 4. Esses profissionais passaram por três semanas de avaliação em universidades federais onde foram testados conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos básicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta etapa ocorreu em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Até serem enviados de vez para os municípios, os médicos estudarão, durante uma semana, os problemas de saúde mais comuns da região e conhecerão a rede de saúde.
Alcance
Esse grupo se junta aos 1.499 profissionais que já fazem parte do programa. Com esse aumento de médicos, a cobertura será elevada de 5 para 13 milhões de brasileiros. A região Nordeste será a mais atendida nessa etapa do processo, com 928 profissionais. A região também lidera em relação aos municípios atendidos com 432 cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário