terça-feira, 30 de abril de 2013

Ministério Público faz balanço da Operação Quixeramobim Limpo


O Ministério Público do Estado do Ceará realiza nesta terça-feira (30), uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço das Operações Quixeramobim Limpo I e II, ocorridas respectivamente em 21 e 22 de março e em 9 de abril.

A coletiva será na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio), às 10h. Participam o titular da Promotoria de Justiça de Quixeramobim, Igor Pinheiro, e membros da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP.

De acordo com a assessoria do MPE, serão apresentados diversos materiais, como processos licitatórios e documentos em geral que foram apreendidos. Durante as diligências realizadas no último dia 9, o MPE informa que foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão expedidos pelos juízes Fabrícia Ferreira Freitas e Fabrício Mazza. Além disso, 26 gestores públicos foram afastados do cargo, dentre eles o prefeito, Cirilo Pimenta, e o vice-prefeito, Tarso Borges.

O andamento das investigações, segundo o MPE, vem apontando o possível envolvimento de outras instituições públicas no esquema que está sob investigação.

Contextualizando

A convocação de uma coletiva por parte do Ministério Público indica uma resposta aos questionamentos feitos à atuação do Ministério Público neste caso específico de Quixeramobim. O prefeito afastado Cirilo Pimenta nega as irregularidades apontadas em licitações e refuta ainda o valor de R$ 6 milhões envolvidos nas operações. De acordo com Cirilo, a atual gestão não teria recebido sequer o repasse de recursos no período investigado pelo MPE.

Além disso, o caso tem suscitado questionamentos em pronunciamentos de parlamentares na Assembleia Legislativa, que enxergam excessos na atuação do Ministério Público. Na última quarta-feira (24), uma manifestação em Quixeramobim cobrou o retorno do gestor municipal ao cargo. A caminhada percorreu as principais ruas da cidade e se encerrou em frente ao Fórum de Justiça do Município.

Fonte: CNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário