Na terça-feira, 12/3, o diretor do SAMU 192 Ceará, Dr. Alcy Pinheiro, esteve em Canindé conhecendo o local onde será instalada uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte (SECEDECIST), Carlos Alberto Moreira Martins, a unidade do SAMU em Canindé ficará na sede da Guarda municipal, onde também já funciona o GSU. “É uma conquista importante para nossa cidade na área da saúde. Juntamente com o prefeito Celso Crisóstomo, estamos dando nosso apoio, em parceria com a Secretaria de Saúde”, informa Carlos Alberto.
A secretária municipal de Saúde, Drª. Aline Macedo Oliveira Grangeiro, explica que a instalação de uma unidade do SAMU em Canindé é um benefício muito importante, haja vista o leque de ações que o serviço vai oferecer à população. “Estamos contentes com essa notícia, e por isso estamos oferecendo todo o nosso apoio, pois o SAMU é um serviço gratuito e um grande benefício para o cidadão”, afirmou a secretária.
O SAMU em Canindé contará com uma ambulância de suporte avançado e uma ambulância de suporte médio. Para formar a equipe, haverá uma seleção através de provas escrita e prática, onde o bom desempenho será um item importante. O SAMU exige motorista com categoria “D” e curso na área da saúde. Segundo Dr. Alcy Pinheiro, até o mês de maio a unidade do SAMU deverá ser instalada em Canindé.
Serviço público e gratuito, 24h, que acolhe o cidadão acometido de situação de urgência clínica, traumática, obstétrica, cirúrgica ou psiquiátrica, e que, após uma avaliação médica qualificada (regulação), classifica o risco da ocorrência e envia o recurso adequado disponível, prestando o melhor atendimento no local e fazendo o transporte a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao SUS, quando necessário.
Fonte: Site da Guarda Municipal
Fonte: Site da Guarda Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário