Capela de São José em Catarina completa 100 anos.
Hoje Igrejinha de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro |
Em 1910 o padre José Francisco de Oliveira, vindo do município de Saboeiro, marcava o local da futura capela de São José no Sítio Santa Catharina, hoje, município de Catarina, sob as terras doadas por João Ferreira dos Santos. Um ano após a marcação do local onde seria construída a Capela de São José, em 1911, João Ferreira dos Santos, filho de Francisco Ferreira dos Santos, com ajuda da senhora Maria José de Andrade, que doou telhas, caibros e ripas. Maria José de Andrade, avó do Senhor José Augusto, avó do professor e escritor Iran Paes de Andrade, avó da Senhora Fátima Paes de Andrade, bisavó do ex-prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade e do prefeito de Catarina Dr. Rafael Paes de Andrade, em fim, matriarca da Família Paes de Andrade.
Ainda nesse mesmo ano em 1911, em sistema de mutirão dava inicio a construção da Capela. João Ferreira dos Santos e outras pessoas doaram os tijolos para a construção da Capela de São José, hoje conhecida como Igrejinha.
Há exatos 100 anos, em 19 de março de 1913, foi terminada a Capela. Em 1914 o padre José Francisco de Oliveira celebrava a primeira missa na Capela.
Documentos da época atestam que a primeira criança a ser batizada na Capela de São José, foi Manoel Ferreira (in memória).
Dados extraídos do livro “História & Estórias de Catarina” do escritor Iran Paes de Andrade, com texto adaptado para matéria por Diomar Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário