sexta-feira, 8 de março de 2013

Município de Piquet Carneiro firma parceria para desenvolver turismo rural



piquet_carneiro_ruralk_projeto
Piquet Carneiro é um município relativamente novo, foi emancipado, de Senador Pompeu, em 12 de junho de 1957.


Preocupado com a falta de emprego no setor rural, principalmente por conta de estar sofrendo com a seca que assola o Nordeste brasileiro, o prefeito do município de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, está buscando desenvolver atividades ligadas ao setor do turismo rural, para tanto, acaba de firmar parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estrado do Ceará – Ematerce, que junatmente com as Secretarias de Cultura, Esporte e Meio Ambiente, elaborarão um projeto que viabilize, com sustentabilidade, o ecoturismo, aproveitando-se do potencial existente naquele município do Sertão Central cearense.
Piquet Carneiro é um município relativamente novo, foi emancipado de Senador Pompeu, em 12 de junho de 1957, através da Lei Nº 3.685. De acordo com o censo do IBGE de 2010, o município possui uma população de 15.501 habitantes e tem sua economia, basicamente, fixada no setor primário, onde se destacam a bovinocultura de leite e corte, apicultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, piscicultura, agricultura, dentre outros. Outrora, Piquet Carneiro e, mais especificamente, o Distrito de Ibicuã, por conta do Trem, aglutinava pessoas de toda a região, que à ela acorria para fazer negócios, ou mesmo para realizarem viagens, naquele que, à época, era o principal meio de transporte de passageiros e de cargas, ou seja, o trem, pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A.
Parceria com a Ematerce
Antenados com a perspectiva de remodelar o conceito de desenvolvimento rural sustentável, o prefeito Expedito do Nascimento e o presidente da Ematerce, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, firmaram parceria  para juntos, buscarem alternativas viáveis que possibilitem a implantação de projeto, que apoie a construção e manutenção de trilhas de ecoturismo, fortalecendo a educação ambiental, bem como possibilitando a atração de investimentos para a construção por parte da parceria público privado, de equipamentos que tragam o turista para conhecer os atrativos do setor rural. Entre esses atrativos estão as antigas fazendas de criar gado, a biodiversidade da região que é composta por serra e sertão, além de contar com um grande potencial para o turismo de aventura, com escaladas e caminhadas por trilhas, em matas nativas, cavalgadas, motocross, voo livre, parapente etc.
Dentre os primeiros passos dessa parceria, foi realizado em Piquet Carneiro o 1º de março, dedicado às comemorações do Turismo Rural, uma caminhada na zona rural e depois palestra proferida por técnicos da Ematerce contando com a participação de secretários municipais, técnicos, agricultores e nativos, que residem no perímetro onde se pretende aplicar o projeto de ecoturismo. Os técnicos da Ematerce que atuam no setor do turismo rural e agricultura familiar, Paulo Moreira, Fernanda Maria Farias de Aquino, Francisca Lúcia Ferreira de Sousa e Elisa Sales Paulino,  participaram das atividades iniciais, tanto na caminhada, quanto nas palestras, enfocando a preservação e convivência com o meio ambiente e o estímulo a encontrar alternativas de sobrevivência, no meio rural, dessa forma desestimulando o êxodo rural. Cerca de 60 agricultores familiares participaram das atividades de educação rural  e recreação.
Sobre a parceria, o prefeito Expedito do Nascimento disse estar confiante no projeto, entre a Prefeitura e a Ematerce, por conta de possuir pessoal capacitado e que vem ao longo de mais de 50 anos atuando no setor rural cearense. “Minha maior preocupação é gerar emprego para manter o homem no campo, temos trabalhado, para fortalecer as ações com oferta de infraestrutura básica, que, com o emprego, assegurará uma vida melhor para os conterrâneos”, prevê o chefe do executivo municipal. Por outro lado, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destaca a habilidade da gestão municipal, ao antever a possibilidade de gerar emprego e renda no setor rural. “Se todos os gestores públicos tivessem essa visão de dar condições ao homem, de sobreviver, no seu torrão natal, certamente não teríamos tanta desigualdade, neste país, provocado pelo êxodo rural, com ênfase, quando ocorrem as grandes secas”, assegura Pimenta.
Serviço:
Escritório Regional da Ematerce de Quixeramobim-CE
Rua: Rafael Pordeus Nº 346 – Centro
CEP: 63.800.000 – Telefone:  (88) 3441.49.14
Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro – Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário