A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância a Saúde (Núcleo de Controle de Endemias), está realizando bloqueio contra a dengue nos bairros que apresentaram casos suspeita de Dengue: Salviano Carlos, Cel. José Aurélio Câmara, Maravilha, Dr. José Airton Machado, Luis Almeida, Duque de Caxias, e Monteiro de Moraes. A ação é parte da rotina de trabalho do Núcleo de Controle de Endemias e foi intensificada após período chuvoso, que registrou aumento dessa suspeita.
O trabalho dos agentes no controle de vetor é realizado de acordo com os casos suspeito de dengue registrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os agentes atuam em um raio de 300 metros a partir da casa com suspeita. Para que as aplicações a UBV tenham a eficácia pretendida, é realizada no período em que existam condições de inversão de temperatura – depois do nascer do sol e pouco antes do pôr do sol – para manter a nuvem do inseticida movendo-se próximo ao solo, não atingindo mais de 6 metros de elevação, pois o Aedes aegypti geralmente encontra-se em baixas alturas. Além disso, como a aplicação espacial de UBV é fortemente influenciada pelas correntes de ar, obtêm-se melhores resultados quando a nuvem compacta de inseticida encontra-se até 100 metros de distância do equipamento aplicador.
Todos podem colabarar no combate a dengue. Identifique locais que podem acumular água, mesmo que em pouca quantidade. Vedem potes, tanques, tambores, cisternas e caixa d’agua. Cheque e limpe calhas, declives no terreno, ralos entupidos e qualquer outro local que, com o acúmulo de água, pode se transformar em criadouro do mosquito da dengue.
MAIS INFORMAÇÕES
MAIS INFORMAÇÕES
Departamento de Vigilância em Saúde de Quixeramobim.
(88)3441-1219
Nenhum comentário:
Postar um comentário