terça-feira, 30 de outubro de 2018

Camilo reúne secretariado e diz que novo governo terá mudanças

O governador Camilo Santana, eleito para o segundo governo em 2019, afirmou que pretende mudanças para "garantir melhores resultados para a população cearense" em 2019. Ele se reúne na manhã desta terça-feira, 30, com todo o secretariado do governo a fim de avaliar e fazer um balanço de ações e projetos aplicados durante seu último ano do primeiro mandato. Camilo também falou à imprensa que a relação que deve manter com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é de diálogo, buscando conseguir investimentos para o Estado.

"A eleição terminou, o importante agora é pensar no Brasil e no Ceará. Estarei sempre na luta em defesa do meu Estado, do meu povo do Ceará, isso eu não abro mão de forma alguma", declarou. "A importância, ao meu ver, é que o Brasil possa retomar o seu crescimento, com diálogo, respeitar a democracia e a constituição, já é o que o novo presidente sinalizou nos seus pronunciamentos depois de eleito", complementou.

Na reunião, o governador afirmou que vai priorizar algumas ações até o fim do ano, como obras nas áreas da saúde, educação e estradas que precisam ser concluídas. Ele disse também que as contas estão equilibradas no final do ano e que tem havido um crescimento de investimentos comparado ao ano passado. “Se Deus quiser vamos acabar o ano como acabamos os últimos anos, com as contas fechadas”, projetou. (Do O Povo Online)

Um dia após eleição, Ciro e PT disputam liderança da oposição

Menos de 24 horas depois do fim da disputa que elegeu Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência, a liderança da oposição ao militar da reserva se converteu numa queda de braço entre partidos de centro-esquerda.

Terceiro colocado no pleito,com 13 milhões de votos, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) declarou nas redes sociais nessa segunda-feira que a “oposição que nasce não se confunde com forças que só defendem a democracia ao sabor de seus interesses mesquinhos ou crescentemente inescrupulosos”.

A crítica do pedetista tem endereço presumido: o PT do candidato Fernando Haddad (PT), que foi ao segundo turno contra Bolsonaro, obtendo 45%dos votos válidos ante 55% do ex-capitão.

Durante toda a etapa decisiva do pleito, o partido de Lula aguardou um gesto de apoio de Ciro, que não se efetivou. Na véspera da votação, após regressar de viagem à Europa, o ex-presidenciável chegou a gravar um vídeo, não para declarar voto em Haddad, mas para acenar ao projeto de concorrer em 2022.

As respostas de ontem dadas pelo Ferreira Gomes sinalizam para a formação de uma frente no Congresso que prioriza as duas siglas com as quais o ex-candidato tentou negociar ainda no primeiro turno: PSB e PCdoB.

Em entrevista ao O POVO, a vice-governadora eleita de Pernambuco e presidente nacional da legenda comunista, Luciana Santos, afirmou que a hora é de ter “serenidade e paciência”.Questionada sobre a possibilidade de constituir um bloco com o PDT de Ciro, massem a participação do PT, a dirigente desconversou.

“É necessário ter forte resistência aos efeitos colaterais do governo de um presidente que faz apologia à violência”, disse.“Serenidade é centrar fogo na resistência. Temos que lutar porela com o máximo de aliados.”

Deputado federal eleito e coordenador da campanha de Haddad no Ceará, José Guimarães (PT) rebateu as críticas de Ciro e as movimentações do PDT para encabeçar uma oposição isolando o PT.

“Ninguém lidera o posição no País sem o PT”, afirmou o parlamentar.“As urnas disseram isso. No mínimo, é uma imbecilidade.”

De acordo com Guimarães, o partido sai fortalecido das eleições de 2018 depois de conquistara maior bancada da Câmara dos Deputados e eleger a maioria dos governadores do Nordeste, onde Haddad teve expressiva votação.

Sobre a formação de um grupo oposicionista a Bolsonaro no Congresso a partir de 2019, o petista acrescentou: “Defendemos uma ampla frente de resistência ao fascismo e ao governo do Temer que o Bolsonaro vai dar continuidade”.

No domingo, pouco antes do anúncio do resultado das eleições, Guimarães criticou Ciro indiretamente ao lembrar os apoios já manifestados ao ex-prefeito de São Paulo na reta final da campanha.

“Caminhamos para o encerramento da votação. Muitos se juntaram a Haddad pela democracia,como Joaquim Barbosa e Janot”, citou o deputado. “Outros preferiram o silêncio de cúmplice com o que representa Bolsonaro. Se o PT colocou Haddad no 2º turno foi porque o povo quis.” (Do O Povo Online)

Embalado pela torcida, Ceará vence e entra na zona de classificação da Sul-Americana

Resultado de imagem para Embalado pela torcida, Ceará vence e entra na zona de classificação da Sul-Americana

Pontos corridos não tem muita conversa: todos os jogos valem a mesma coisa do ponto de vista matemático. Não dá pra negar, mas alguns jogos ganham relevância especial e certamente é o que vai ocorrer com esse Ceará 2×1 Atlético-MG, principalmente se o Alvinegro conseguir o que hoje é o mais provável: permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

Com os três pontos conquistados nesta segunda, o Ceará chegou aos 37 e assumiu a 13ª colocação, melhor da temporada na Série A; o time abriu três pontos da Chapecoense, primeiro time da zona de rebaixamento e assumiu a quinta colocação no segundo turno, agora com 21 pontos, com 6 vitórias e a quarta melhor defesa (sofreu 10 gols). É uma recuperação absurda levando em conta o que o time fez antes da Copa do Mundo, quando somou cinco pontos nas primeiras 12 rodadas.

Mais uma vez o elenco do Ceará deixou tudo que podia no gramado do Castelão. É motivo de orgulho para uma torcida que compareceu (mais de 37 mil pessoas) e exige sempre, com razão, total comprometimento dos atletas. Taticamente foi uma equipe que tomou a iniciativa e concentrada, mas optou por se defender nos 20 minutos finais, opção arriscada de Lisca, mas que deu certo porque o sistema defensivo é que o Alvinegro tem de melhor.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Vovô viaja a Recife para enfrentar o Sport, na semana que vem. A partida acontece na segunda-feira, 05 de novembro, na Ilha do Retiro. Sem Richardson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Samuel Xavier, impossibilitado por motivos contratuais, o técnico Lisca terá cinco dias para implementar os ajustes no time.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com O Povo Online

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Verdade ou mentira? Mulher ressuscita depois de 2 anos dada como morta em Ribeirão Preto, São Paulo



Uma foto que mostra um cadáver de uma mulher nas mãos de um coveiro tem sido compartilhada e comentada por ribeirãopretanos. A mentira foi compartilhada  no Facebook e teve grande repercussão. Pouco tempo depois, a imagem foi apagada
A foto havia sido postada com a informação de que um coveiro, em Ribeirão Preto, teria visto a terra mexer. Uma mulher, que estaria morta, teria pedido ajuda para sair da tumba e o coveiro a ajudou a caminhar alguns passos. A mesma estaria inconsciente e irreconhecível e, segundo o texto, as autoridades não saberiam o que fazer com ela.
Em razão da alta quantidade de compartilhamentos e do alcance da imagem, o Comprova, Revide foi atrás da verdade - que, evidentemente, seria muito provável não condizer com o que havia sido publicado.
Uma pesquisa rápida pela internet indicou que não é a primeira vez que a foto é compartilhada no Brasil. É possível encontrar a imagem com mensagens parecidas em redes sociais de todo o Brasil. Vale ressaltar que muitas pessoas acreditaram e compartilharam o caso como real, outras pediram respeito e algumas questionaram a veracidade.
O primeiro compartilhamento do fato no Brasil, encontrado pela reportagem, foi em 11 de agosto deste ano, na cidade de Surubim, no Pernambuco. Já a segunda publicação veio em 15 de agosto, na cidade de Manaus, no Amazonas. Entretanto, no mês de setembro, houve relatos do mesmo fato em locais diferentes, como em Curitiba (PR), Mogi Mirim (SP) e Aquidauna (MS). O Comprova, Revide tentou contato com as prefeituras, mas nenhuma delas respondeu.
Para ter certeza da falsidade da imagem em Ribeirão Preto, a Prefeitura de Ribeirão Preto foi contatada. Em nota, o Poder Executivo informou que a administração dos cemitérios não tem conhecimento dos fatos narrados.
“A pessoa que segura os restos mortais veste um uniforme bem diferente aos utilizados pelos funcionários das empresas que prestam serviços aos cemitérios municipais. Ainda assim, o chão dos locais em Ribeirão apresentam terra vermelha, bem diferente do chão apresentado na foto. Sendo assim, concluímos com certeza não se tratar de nenhum dos cemitérios municipais de Ribeirão Preto”, afirmou a Coordenadoria de Comunicação Social da cidade.

 Informações com: Revide

Fim de semana deixa 44 mortos em acidentes de trânsito e assassinatos no Ceará


Na tarde do domingo, dois corpos foram encontrados enterrados em cova rasa, em Quixadá.   
Quarenta e quatro pessoas morreram de forma violenta no fim de semana marcado pelo segundo turno das eleições presidenciais no Ceará. Autoridades da Segurança Pública registram entre a última sexta-feira (26) e o começo da madrugada desta segunda (29), 38 casos de homicídios e mais seis mortes decorrentes de acidentes de trânsito, a maioria no interior do estado.
Em Fortaleza, 15 pessoas foram assassinadas nas últimas 72 horas, nos seguintes bairros: Moura Brasil, São Bento, Pici, Bom Jardim, Antônio Bezerra, Jangurussu, Autran Nunes, Meireles (duplo), Mondubim, Granja Portugal, Antônio Bezerra, Canindezinho, Praia de Iracema e Damas.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram registrados sete casos de assassinatos nos seguintes Municípios: Maranguape (2 casos), Maracanaú, Pacajus, Caucaia, Itaitinga e Guaiúba.
No Interior Sul, 11 homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e casos de morte por lesão corporal foram registrados nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (dois casos), Acopiara (2), Quixadá (2), Várzea Alegre (2), Crato, Barbalha e Jucás.
No Interior Norte, mais registros de homicídios. Foram cinco casos nos Municípios a seguir: Itapipoca, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Ibiapina e Tamboril (vítima faleceu em Sobral).

Acidentes

Seis pessoas morreram vítimas de acidentes em Fortaleza, Crateús, Icapuí, Beberibe, Ibiapina e Lavras da Mangabeira.

Enterrados

Dois corpos foram encontrados enterrados e, cova rasa, na tarde do domingo, (28) na periferia da cidade de Quixadá, no Sertão Central. Os cadáveres estavam com as mãos amarradas e outros sinais de violência. Apenas uma das vítimas já foi identificada. Tratava-se do jovem Francisco Valdécio de Oliveira Filho, 23anos.
Os corpos foram enterrados um sobre o outro. A Polícia suspeita que eles tenham sido seqüestrados noutra cidade e levados para o bairro São João, na periferia de Quixadá. Onde ocorreu a execução sumária

Futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro é filha de cearense de Crateús


Apesar de não ter nascido no Ceará, sangue cearense corre nas veias de Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro, casada com o presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) desde 2013. A primeira-dama eleita é filha de Vicente de Paulo Reinaldo, conhecido como "Paulo Negão" e nascido em Crateús, distante 359,4 km de Fortaleza.

Durante a campanha presidencial, Bolsonaro fez questão de ressaltar a naturalidade, a raça e cor de pele de seu sogro para defender que não é racista por conta de algumas declarações já dadas por ele. Em uma palestra em abril de 2017, Bolsonaro disse que quilombolas não "serviam mais nem para procriar", ao falar que indígenas e quilombolas atrapalhavam a economia.

Em entrevista ao programa Pânico, da Rádio Jovem Pan, no último dia 9 de outubro, começo da campanha do 2º turno, Paulo Negão foi citado em aceno feito ao Nordeste. “O meu sogro é o Paulo Negão, de Crateús, no Ceará. A minha filha [Laura] tem sangue de cabra da peste correndo em suas veias”, comentou Bolsonaro, afirmando ainda que "é apaixonado por uma filha de pau de arara" referindo-se a Michelle.  (Do O Povo Online)

"Que não pense o senhor presidente eleito, nem de longe, em violar o respeito que deve ao conjunto da nação", diz Ciro em nota


Com o título "Meu pensar sobre 2018", o ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, divulgou nota nesta segunda-feira, 29. O mesmo reconheceu a vitória de Jair Bolsonaro e afirmou que haverá oposição "dentro do marco da decência". Acompanhe:

"A um democrata verdadeiro o que se impõe após o segundo turno é simplesmente reconhecer a vitória eleitoral daquele que teve a maioria relativa dos votos do povo brasileiro.

Para mim, que cultivo a correção de conduta, impõe-se, também, desejar boa sorte ao presidente eleito Jair Bolsonaro para que ele possa fazer o melhor pela sofrida nação brasileira.

Que execute o honroso mandato que a maioria dos brasileiros e brasileiras lhe outorgou dentro das regras da Constituição Federal e do estrito respeito às normas do Estado de Direito Democrático.

Que não pense o senhor presidente eleito, nem de longe, em violar o respeito que deve ao conjunto da nação, independentemente de configurarem minorias ou grupos sociais críticos às suas posturas. Só assim merecerá o respeito à autoridade que adquiriu nas eleições.

Fora disto, nos enfrentará, a todos nós que lhe movemos oposição dentro do marco da decência e do espírito público. Essa oposição que nasce, não se confunde com forças que só defendem a democracia ao sabor de seus interesses mesquinhos ou crescentemente inescrupulosos ou mesmo despudoradamente criminosos".

sábado, 27 de outubro de 2018

Conta de luz terá bandeira tarifária amarela em novembro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje, 26, que a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em novembro será amarela. Assim, haverá uma redução na cobrança em relação aos cinco meses anteriores, quando a bandeira foi vermelha.

A bandeira amarela tem custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Já a bandeira vermelha, que vigorava desde junho, prevê cobrança de R$ 5 a cada 100 kWh.

A justificativa para a redução na cobrança está no início do período de chuvas. Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos, a agência acredita que com o início da estação chuvosa haja elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, de R$ 5. (Do Repórter Ceará – Agência Brasil)

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Vírus que infecta porcos na China é encontrado em humanos no Brasil



Patógeno foi descoberto nas fezes de uma criança com gastroenterite e descrito em estudo.
Um vírus que infecta o verme Ascaris suum no intestino de porcos na China foi encontrado no Brasil.

O vírus foi descoberto nas fezes de uma criança acometida de gastroenterite e descrito por pesquisadores de várias instituições brasileiras e dos Estados Unidos. Artigo a respeito foi publicado na revista Virus Genes.

O trabalho não permite concluir que o vírus em questão — denominado WLPRV/human/BRA/TO-34/201 — tenha sido trazido da China para o Brasil por alguém que comeu carne de porco infectada. Ou que esse vírus tenha sido o causador da gastroenterite.

A coordenadora do estudo, Ester Cerdeira Sabino, explicou:

Analisamos amostra de fezes de uma criança com diarreia cujo agente patogênico não tinha sido identificado e descobrimos um vírus que só havia sido sequenciado anteriormente uma única vez, na China. Porém é muito cedo para afirmar que o vírus tenha sido trazido da China para o Brasil. Como ele acabou de ser descrito por nós, pode ser – e é bem provável – que, com o tempo, seja encontrado também em outros lugares. E que isso permita estabelecer uma sequência da propagação. Mas, por enquanto, não sabemos se o vírus veio da China. Tudo o que temos são duas sequências genômicas semelhantes.

Fonte: A Folha

Datafolha: Bolsonaro tem 56%, e Haddad, 44% em votos válidos




Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 48%, e Haddad, 38%. Pesquisa ouviu 9.173 eleitores na quarta-feira (24) e na quinta-feira (25).
O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da mais recente pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.


Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 56%
Fernando Haddad (PT): 44%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41%.

LAMENTÁVEL! Médico de Itapajé é tratado com descaso e atende


O médico Dr. Rodrigo chegou hoje (25) para trabalhar no Hospital Maternidade João Ferreira Gomes, em Itapajé, e descobriu que estava demitido. Sem ser avisado da decisão, em forma de protesto e em respeito aos pacientes que o aguardavam, ele atendeu a todos do lado de fora da unidade de saúde, na calçada, em uma cadeira e mesa de plástico
                  Dr. Rodrigo atendendo do lado de fora do Hospital Municipal de Itapajé

Segundo Dr. Rodrigo, com a mudança da direção clínica do hospital, foi pedida a sua cabeça.

Em tempo

A população está revoltada com o prefeito Dimas Cruz. Dr. Rodrigo era muito querido pelos pacientes e um exemplo de profissional.

(Cearanews7)

Incêndio em vegetação atinge Serra do Estevão, em Quixadá


O Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foi acionado ontem, 25, ao Distrito de Dom Maurício, na zona rural de Quixadá, para tentar conter um incêndio em vegetação na Serra do Estevão.
Segundo Subtenente Almeida, a equipe continuou os trabalhos durante a noite para conter o incêndio considerado pelos agentes de segurança como de grandes proporções.
Outro fator dificultante para as equipes é o difícil acesso há alguns locais. Moradores também esteve ajudando no que era possível.

Acusado de assassinar mulher na comunidade de Caraúno se apresenta na Polícia Civil


Informações colhidas pelo blog Quixeramobim Agora apontam que José Justino Dantas Morais, 25 anos, que é acusado de assassinar Antonia Tarciana Santana Barbosa, de 30 anos, a golpes de faca no último dia 22, na comunidade de Caraúno, se apresentou, com um advogado, por volta das 16 horas de hoje, 25, na Delegacia de Polícia Civil do município.

Ainda conforme informações, em decorrência do trabalho ágil da Polícia Civil e Justiça local, já havia sido expedido um pedido de prisão preventiva contra o mesmo, que foi cumprido com a sua chegada a Delegacia.

O crime chocante ganhou ainda mais repercussão pelo fato de ter ocorrido na frente dos filhos da vítima. Tarciana havia se separado de José há oito dias do crime. Os fatos seguem sendo investigados. O acusado agora apresentará sua versão.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Propaganda eleitoral gratuita no 2º turno termina nesta sexta-feira (26)


Termina nesta sexta-feira (26) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dedicada ao segundo turno das Eleições 2018, de acordo com o artigo 49 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). A propaganda eleitoral no rádio e na televisão referente ao segundo turno da eleição para presidente da República e para governador em 13 estados mais o Distrito Federal teve início no dia 12 de outubro.

Esta sexta-feira também marca o último dia para a realização de debate entre os candidatos que disputam o segundo turno, não se podendo estender o evento além da meia-noite.

Finalmente, esta é ainda a data-limite para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral no segundo turno da eleição, nos termos do artigo 43 da Lei das Eleições. (Do TSE)

Diferença entre Bolsonaro e Haddad cai seis pontos

A três dias da votação, nova rodada do Datafolha mostra que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) se mantém na liderança, mas a vantagem caiu seis pontos em relação ao levantamento anterior.

Agora, a sondagem registra 56% dos votos válidos para o capitão da reserva ante 44% de Fernando Haddad (PT).

Na pesquisa da semana passada, feita nos dias 17 e 18, o Datafolha marcava 59% para Bolsonaro contra 41% de Haddad.

De acordo com o instituto, a trajetória do candidato do PSL é de queda em todos os estratos nos quais domina, sobretudo entre os homens mais pobres (quatro pontos) e o segmento cuja renda familiar mensal está acima de dez salários mínimos (oito pontos).

Entre eleitores com ensino superior, por exemplo, Haddad cresceu quatro pontos percentuais, passando de 35% para 39%, enquanto Bolsonaro foi de 65% para 61%.

O petista avançou também no eleitorado situado em faixa de renda de até dois salários mínimos (três pontos) e entre os mais ricos (8%). Nessa ponta, o resultado é de 56% a 44%.

Quando se consideram apenas as regiões do País, o maior crescimento do ex-prefeito de São Paulo está no Norte. Ali, o postulante foi de 34% para 41%. Bolsonaro, por sua vez, caiu de 66% para 59%.

No Sul, Haddad melhorou quatro pontos, mas Bolsonaro ainda assegura ampla vantagem: 65% da preferência contra 35% do candidato de Lula.

O presidenciável do PT, no entanto, aumentou a dianteira no Nordeste, onde obtém 66% contra 34% do oponente, patamar muito próximo do alcançado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi de aproximadamente 70% em 2014.

O resultado mais expressivo de Haddad se verifica entre os mais jovens (16 a 24 anos). Nesse espectro dos entrevistados, ele ultrapassou Bolsonaro pela primeira vez na campanha. No Datafolha anterior, o deputado federal vencia o adversário por 55% a 45%. Agora, o placar é de 52% a 48% para o ex-ministro da Educação.

Bolsonaro continua sendo a melhor opção para 69% do eleitorado evangélico. Nesse mesmo recorte de religião, Haddad marca 31%.

Entre católicos, porém, os candidatos estão em situação de empate técnico: 51% a 49%, com o militar numericamente à frente.

O Datafolha ouviu 9.173 eleitores em 341 cidades nas últimas quarta, 24, e quinta-feira, 25. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e a TV Globo. Todos os resultados se referem aos votos válidos, forma utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contabilizar os sufrágios.

Segundo o instituto, a taxa de indecisos nesta disputa é inédita às vésperas do segundo turno de uma eleição presidencial: 14%.

É contingente suficiente para garantir migração de votos de última hora, fenômeno que se acentua na etapa final da campanha.

Entre os que pretendem votar em branco ou anular, a maioria rejeita Bolsonaro. Entre indecisos, a maior parte admite votar em Haddad.

O Datafolha também aferiu a rejeição dos candidatos. O índice de eleitores que não pretendem votar em Haddad de jeito nenhum oscilou de 54% para 52%, enquanto o de Bolsonaro foi de 41% para 44%. (Do O Povo)

43 cidades ficarão sem energia neste sábado, 27; Ruas de 16 bairros de Fortaleza serão afetados


No próximo sábado, 27, ocorrerá uma interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em algumas regiões de 43 cidades do Ceará. O alerta é da Enel Distribuição. Em Fortaleza, ruas de 16 bairros serão afetadas com a suspensão, que ocorre pela necessidade de executar manutenção ou obras nos locais, segundo a companhia.

Confira abaixo a lista completa das ruas de bairros da Capital onde haverá falta de energia e o horário em que interrupção acontecerá.

Em Fortaleza:

Alagadiço Novo, das 9 às 14 horas:
Avenida Washington Soares (residencial)

Alto Alegre, das 10 às 15 horas:
Rua Eliza de Oliveira, Rua Ernesto Veloso, Rua Giuliano Rossi, Rua Francineuda Sampaio Lima, Rua João Correia Lima, Rua Luzia Pereira da Costa, Rua Martins de Lima, Travessa Juazeiro, Rua 2 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 3 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 4 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 13 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 14 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 17 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 15 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 16 Lot. Parque Alto Alegre, Travessa 12 Lot. Parque Alto Alegre, Travessa 15 Lot. Parque Alto Alegre

Cajazeiras, das 9 às 14 horas:
Rua José Alberto Sá (residencial), Rua José Alberto Sá

Canindezinho, das 10 às 15 horas:
Rua José Assis de Oliveira

Conjunto Alvorada, das 9 às 14 horas:
Rua Euclídes Onofre Sousa, Rua Rangel Pestana, Rua Poços de Caldas

Conjunto Santa Terezinha, das 13h30min às 17h50min:
Rua Estrela do Oriente, Rua Pescador Chico Bindá

Edson Queiroz, das 9 às 14 horas:
Avenida Engenheiro Leal Limaverde, Rua Dr. Hermes Lima, Vila Sinhá, Rua Professor Isaías Gomes, Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, Rua Professor Solon Farias, Rua Professor Wilson Aguiar

Jóquei Clube, das 9 às 14 horas:
Estrada do Pici

Mondubim, das 10 às 15 horas:
Travessa João Jacó

Papicu, das 13h30min às 17h50min:
Rua Fausto Cabral, Rua Prisco Bezerra, Rua Professor Heráclito

Parque Manibura, das 9 às 14 horas:
Avenida Edilson Brasil Soares (residencial)

Parque Presidente Vargas, 10 às 15 horas:
Rua Cônego de Castro, Rua Lucineide Gomes, Travessa Osório Correia

Pici, das 9 às 14 horas:
Rua Alagoas, Rua Iguatu, Rua Pernambuco, Rua Santo Amaro do Pici, Travessa Aracoiaba, Travessa Catuense, Travessa Pantanal, Travessa São Carlos do Pici, Travessa São João do Pici, Travessa São Manoel – Pici

Praia do Futuro, das 13h30min às 17h50min:
Avenida Dolor Barreira, Avenida Dr. Dioguinho, Avenida Zezé Diogo

Sapiranga Coité, 9 às 14 horas:
Avenida Leal Limaverde, Rua Firmo Ananias Cardoso, Rua Mário Alencar Araripe

Vicente Pinzon, das 13h30min às 17h50min:
Avenida Eng. Luís Vieira, Rua das Flores, Rua lgor Barbosa, Rua Dr. Manoel Rodrigues Monteiro, Rua Narciso Lima, Rua Professor Ocelo Pinheiro, Travessa Cássia

Confira também a lista de cidades do interior, onde ocorrerão os desligamentos:

Serão afetadas regiões de Acopiara, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracoiaba, Assaré, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cariré, Caririaçu, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Graça, Grangeiro, Granja, Hidrolândia, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Itarema, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Milagres, Novo Oriente, Ocara, Penaforte, Porteiras, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Do Repórter Ceará com informações do O Povo Online

sábado, 20 de outubro de 2018

Datafolha: 73% dos eleitores querem Bolsonaro em debates



A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) mostrou que 67% do eleitorado brasileiro considera muito importante que sejam feitos debates entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad no segundo turno das eleições. 

Dos entrevistados, 73% disseram que o candidato do PSL deveria sim ir aos debates. No entanto, 76% afirmaram que não mudariam de jeito nenhum o voto por causa de debates.

Nesta quinta-feira, a campanha de Jair Bolsonaro afirmou que ele não participará de debates com Fernando Haddad. A justificativa dada foi o desconforto causado pela bolsa de colostomia ligada ao corpo do candidato do PSL desde que levou uma facada no mês passado, além de questões de segurança. 

A margem de erro da pesquisa, que foi contratada pela TV Globo e Folha de S.Paulo, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados ao todo 9.137 eleitores em 341 municípios, entre ontem e hoje. 

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ela foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-07528/2018.

Ibama realiza devolução de 600 animais silvestres à natureza no Ceará e em estados vizinhos




600 animais silvestres, entre aves, répteis e mamíferos, foram devolvidos à natureza pelo Centro de triagem de animais silvestres (Cetas) do Ibama no Ceará, na manhã desta sexta-feira, 19. Ao longo da semana, as solturas aconteceram em pontos estratégicos do Estado e em estados vizinhos, repatriando algumas espécies.

De acordo com o Ibama, quase sempre os animais são apreendidos pelos agentes federais em condições de vida precárias, abaixo do peso e machucados. Eles são, então, encaminhados ao centro e permanecem em tratamento até obterem perfeita saúde para retornar à natureza.

Müller Holanda, chefe de Fiscalização do Ibama, em conversa com O POVO Online, informou que cerca de mil animais dão entrada no Cetas mensalmente. "É trabalho difícil, mas gratificante. A Polícia trabalha junto com o Ibama, apreendendo esses animais para que sejam devolvidos à natureza".

Para Müller, a ação de combate de tráfico de animais deve contar com a ajuda da população. "Se não tiver ninguém para adquirir, o tráfico diminue. É importante que as pessoas ajudem, também".

O número expressivo dessa soltura, que contou com 600 animais (70% sa%u0303o aves, 20% re%u0301pteis e 10% mami%u0301feros) reflete a grande quantidade e a consta%u0302ncia dos crimes à fauna no Ceará. Por outro lado, demonstra o esforço do Ibama para combater os delitos e garantir a qualidade de vida dos animais e do meio ambiente.

O Ibama solicita que a população ajude, denunciando anonimamente a venda e maus tratos de animais silvestres através da linha verde, pelo número 0800 61 8080. (Do O Povo)

Fragmentos do crânio de Luzia são encontrados no Museu Nacional


O Museu Nacional anunciou hoje (19) que o crânio de Luzia foi encontrado em fragmentos em meio a escombros do edifício que pegou fogo no dia 2 de setembro. Trata-se do fóssil mais antigo já encontrado no continente americano, considerado uma das principais relíquias que a instituição guardava.

O crânio ficava armazenado em uma caixa de metal, dentro de um armário. Essa caixa também foi encontrada parcialmente destruída. Cerca de 80% dos fragmentos encontrados já foram identificados. A expectativa é de que o crânio seja quase totalmente reconstituído, mas a extensão dos danos e das perdas ainda precisará ser avaliada. Também foram encontradas outras partes de Luzia que o Museu Nacional guardava, incluindo um fêmur.

De acordo com a arqueóloga Cláudia Carvalho, chefe da equipe de resgate do acervo, o esqueleto era frágil, razão pela qual ele não ficava em exposição permanente. "Parte do crânio que estava reconstituído perdeu a cola, então tivemos a liberação de fragmentos que estavam unidos. E alguma parte também foi afetada pelo fogo", contou. O que estava em exposição na ocasião do incêndio ainda não foi encontrada. Isso inclui fragmentos da bacia e ossos das pernas e dos braços.

Cláudia explica que a reconstituição do crânio será um trabalho de quebra-cabeça, mas lembra que há etapas preliminares a serem cumpridas. "Num primeiro momento, precisamos acabar a higienização do material. E daí é importante estabilizar para garantir que nenhum processo de decomposição ou de deterioração esteja em curso".

Segundo o diretor de Museu Nacional, o paleontólogo Alexander Kellner, a reconstrução do crânio não será um processo rápido e será preciso primeiro ter um novo laboratório. Para tanto, ele estima que serão necessários pelo menos entre R$10 milhões e R$15 milhões. O diretor afirma que há algumas negociações em curso e já existe uma perspectiva de local para o novo laboratório, mas não deu detalhes. (Da Agência Brasil)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Maconha é pior para o cérebro do que o álcool, afirma estudo


Segundo pesquisadores, o consumo de cannabis na adolescência atrasa o desenvolvimento cognitivo

(VEJA.com/VEJA)
De acordo com um estudo publicado na quarta-feira no periódico científico American Journal of Psychiatry, o consumo de maconha é mais prejudicial para o cérebro de adolescentes do que a ingestão de bebida alcoólica. Segundo a pesquisa, adolescentes que usam maconha regularmente podem sofrer danos duradouros na capacidade de pensamento. 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, acompanharam 3.800 adolescentes (acima dos 13 anos) de mais de trinta escolas canadenses ao longo de quatro anos. Para obter uma descrição mais honesta do consumo de maconha e álcool, os estudantes receberam a garantia de que pais e professores não teriam acesso às informações – a menos que houvesse risco de segurança iminente. 

Os participantes foram submetidos a testes cognitivos que mediam memória (de longo e curto prazo, incluindo recordação), raciocínio perceptivo e controle inibitório. Eles também responderam questionários anuais sobre a frequência do consumo de álcool e cannabis (maconha). 

Entre os entrevistados, 75% afirmaram beber álcool, mesmo que ocasionalmente, enquanto 28% admitiram fazer algum uso de maconha. Embora o uso de maconha tenha sido menor que o de álcool, os pesquisadores concluíram que a cannabis causa mais danos à cognição do que o álcool.

Todos esses prejuízos cognitivos permanecem mesmo após a interrupção do consumo. “A cannabis compromete a cognição e provoca atrasos no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Nosso estudo mostrou que o uso precoce da maconha causa prejuízos prolongados no cérebro”, disse a psiquiatra Patricia Conrad, principal autora do estudo, à rede americana NBC News.

A equipe ainda apontou que adolescentes que fumam maconha e bebem álcool estão mais propensos a apresentar problemas de cognição – processo cerebral pelo qual adquirimos conhecimento através da percepção, atenção, associação, memória e raciocínio. Já quando o uso do entorpecente é maior que o da bebida alcoólica, os indivíduos mostram efeitos adicionais, como atraso na memória.

“Seus cérebros [dos adolescentes] ainda estão se desenvolvendo e a cannabis está interferindo nisso. Eles [os adolescentes] deveriam postergar o uso de cannabis o máximo possível”, disse Patricia à BBC.

Outros vícios

De acordo com a autora, o acompanhamento mostrou uma conexão preocupante entre o uso da cannabis e a redução do controle inibitório – função cerebral que analisa e controla comportamentos impulsivos. O baixo desempenho dos participantes neste quesito mostrou um risco para outros comportamentos aditivos, ou seja, em alguns casos, a maconha tem potencial de se tornar a “porta de entrada” para outros vícios, incluindo drogas mais pesadas como crack e heroína. 

Jean-François G. Morin, co-autor da pesquisa, contou que eles agora pretendem identificar se os efeitos no desenvolvimento cerebral podem estar associados a outras dificuldades, como baixo desempenho acadêmico, danos neuroanatômicos e o risco de futuros vícios ou transtornos mentais. 

Mais pesquisas

Esse não é o primeiro estudo a associar o consumo de maconha a prejuízos cerebrais em adolescentes. Uma pesquisa publicada em junho na revista científica JAMA Psychiatry apontou que pessoas que usam cannabis frequentemente durante a juventude têm maior probabilidade de apresentarem pior desempenho em testes de memória, aprendizado e pensamento complexo (resolução de problemas e processamento de informações), em comparação com pessoas que não consomem a droga. 

Outro estudo publicado recentemente no periódico NeuroImage mostrou que o uso regular da maconha deixa marcas no cérebro, mesmo quando a pessoa não está sob o efeito imediato da droga. Ou seja, os efeitos também são sentidos em períodos de sobriedade. Os pesquisadores descobriram ainda que a cannabis ativa ondas neurais que deixam o cérebro em alerta e diminui a atividade de ondas associadas ao sono profundo e aos sonhos. Todos esses efeitos podem aparecer quando o indivíduo está sóbrio.

Uma pesquisa de 2014, publicada no The Lancet Psychiatry, concluiu que adolescentes que fumam maconha diariamente têm 60% menos probabilidade de se formar no ensino médio ou superior, quando comparados às pessoas que nunca usaram a droga. Sob as mesmas circunstâncias, a probabilidade de tentar suicídio é sete vezes maior.

“A relação entre o uso de cannabis e resultados negativos é significativa mesmo em baixos níveis de uso. Os resultados sugerem que pode não haver um limiar onde o uso pode ser considerado seguro para adolescentes”, disse Edmund Sillins, co-autor do estudo, ao The Washington Post.

(Da VEJA Online)