Mesmo assim, moradores mais entusiasmados, de São Miguel, garantem ter chovido 100 milímetros no intervalo de aferição estabelecido pela Funceme. Alguns possuem pluviômetros instalados nas suas propriedades. Com a possibilidade de mais chuvas durante a semana o clima é de festa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando no Estado desde o início do mês. Nestes sete dias já choveu 114 mm em Quixeramobim. No mês anterior, foram 195,2 mm, 24,6% acima da média de 156,6 mm.Noutro município desta região, Quixadá, a Funceme registrou 41 mm no posto do Açude Pedras Brancas, localizado no distrito de Tapuiará, distante 32Km do Centro da cidade, e 12 mm, também na mesma área, totalizando 76,6 mm de chuvas desde o início do mês no reservatório público que abastece a população urbana e também os moradores da sede de Quixeramobim.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), responsável pelo monitoramento dos açudes públicos no Estado, o Pedras Brancas, com capacidade para 456 milhões de m³, esta apenas com 4,45% do seu volume. As chuvas deste ano ainda não foram suficiente para recuperar a sua carga, apesar de um leve acréscimo de março para cá. Entretanto, pelas estimativas do gerente regional da Cogerh, Paulo Ferreira, volumeatual é suficiente para manter o abastecimento até o início do próximo ano.
Chuvas no Estado
A Funceme registrou chuvas em 57 municípioscearenses no intervalo das 7h do sábado às 7h deste domingo. A maior precipitação ocorreu em Russas, na região do Vale do Jaguaribe, com 135 mm, seguida de Novo Oriente, 122 mm, Jaguaretama 86,2 mm, Alto Santo 85,8 mm, Morada Nova, 85,2 mm, Limoeiro Do Norte, 79 mm, Aracati 76 mm e Monsenhor Tabosa 75 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário