segunda-feira, 30 de abril de 2018

Um ano após morte de Belchior, artistas cearenses discutem a influência do músico para as artes


Belchior entendia que seu caminho era na contramão. Como a placa torta indicava em "Pequeno Mapa do Tempo" - a canção que, sem vergonha nenhuma, manifestou um dos principais temas que rodeavam seu cerne artístico. O medo. Não que o temor fosse o fator determinante de sua capacidade criativa, mas Belchior sabia como explorar as fragilidades humanas naquele momento de ruptura que foi a década de 1970.

O sobralense morreu aos 70 anos, em 29 de abril de 2017. A partida foi em casa, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, onde vivia com a esposa. Do lado de cá, a comoção foi grande. Mais de 5,6 mil pessoas passaram pelo velório no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na noite do dia 1º de maio. Ainda no equipamento, uma multidão cantava as letras do compositor.

Em artigo publicado no mesmo dia, no Estadão, Caetano Veloso escreveu que as composições de Antônio Carlos Belchior estavam "dentro de um timbre criativo sempre rico e instigante" e estabelece "Como Nossos Pais" como uma das melhores interpretações de Elis Regina.

"Não é por acaso que Belchior é lembrado e louvado por gerações sucessivas. Suas canções não são das que morrem. Ele prefigurou os anos 80 em termos globais e se instalou na memória profunda da história da criação de música popular no Brasil", avaliou o baiano. "As pessoas que enchiam os teatros a cada reaparição do bardo cearense entendem o sentido dessa história".

Para o cearense Cristiano Pinho, parceiro de palco de Belchior em algumas oportunidades, a importância da música do rapaz latino-americano se dá pelo pensamento universal que guia as composições, como a existência humana. "É inegável o legado que ele deixou para todos nós. As melodias são sofisticadas, os pensamentos, de acordo com a vivência dele de jovem, do sonhador que ele sempre foi", afirma.

"A discografia da vida dele é mais do que a cronologia dos anos. É a cronologia da evolução do indivíduo, ele é muito fiel a isso". Em entrevista por telefone, Pinho se refere ao amigo, com evidente carinho, tratando-o por Bel. E fala de uma "saudade cristalizada".

"Convivi com ele o período da vida em que ele estava por aqui. Período da vida mesmo de músico, ele me chamou pra tocar. A gente tinha um convívio pessoal muito respeitoso, uma relação de profunda admiração", lembra.

Antes do exílio
A atriz e cantora Bárbara Sena viu dois shows de Belchior, em Fortaleza, antes do auto-exílio. O primeiro, em 2004, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela viu o próprio pai, Tarcísio Sardinha, tocar piano e violão no palco com Bel. Dois anos depois, Belchior cantou na Praça do Ferreira. Era 1º de maio e o evento havia sido organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). E Bárbara estava lá.

"Na minha infância, a gente sempre escutou Belchior. Ele canta as nossas dores e a luta do povo cearense, mas as canções são universais. As pessoas se identificam em qualquer lugar. É atemporal, mas ao mesmo tempo é muito nossa", continua a cantora. É um material que precisa ser revisto como se escutar Belchior nunca fosse a mesma coisa. Você percebe outros desenhos, imagens do que ele canta. A música dele não é cristalizada, atravessa o tempo".

Em 2017, Bárbara Sena gravou o curta-metragem "Capitais", de Arthur Gadelha e Kamilla Medeiros. O filme é inspirado em "Alucinação", do álbum homônimo lançado em 1976. "Ele fala do cotidiano de forma muito preciosa. Ele faz você ver o estudante, o pobre, a mulher sozinha na rua. Dá voz a personagens que são invisibilizados, minorias".

A solidão das pessoas dessas capitais
O cineasta Arthur Gadelha, que dirigiu e escreveu "Capitais" ao lado de Kamilla Medeiros, conta que a personagem de Bárbara Sena surgiu a partir do verso "uma mulher sozinha", presente na canção. "Eu e a Kamilla escolhemos a mesma personagem e nos apegamos a ela. Mas o sentimento que envolve o filme vem de tudo que a música trata", explica.

"Nós chegamos a conclusão de que ele cantou muito sobre o medo da vida e sempre encontrando coragem nos desafios. Cantou sobre querer mudar e ser jovem. Essas ideias se encontraram com a preocupação em relação a cidade. Sentimos uma angústia que nós também temos, porque também somos da cidade", explica.

Arthur conta que a relação com a música do sobralense ficou mais intensa com a pesquisa para o filme. "Nunca tinha percebido como a música dele é tão forte, sobre a vontade de preocupar com as coisas reais. Ele sempre alucinou com coisas reais", conta.

Finalizado na última semana, "Capitais" conta a história de uma mulher que mora em um condomínio onde os vizinhos não se conhecem. "Chegamos a conclusão de que é preciso olhar para o outro. E isso acabou se tornando uma forma de transpor as músicas porque o Belchior encontra o problema e apresenta solução. Nunca é apenas sofrimento. É como em "Pequeno Mapa do Tempo", que ele fala muito sobre medo e, ainda assim, você sente a esperança". (Do O Povo)

Fogareiro alcança marca superior a 4% de volume e Pedras Brancas chega a 16%



A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) informou os volumes atuais de alguns reservatórios que possuem relação direta com Quixeramobim, como também, os percentuais referentes a cada volume. Confira:

Fogareiro – Volume: 5,09 milhões/m³ (4,31%);
Pedras Brancas – Volume: 73,78 milhões/m³ (16,18%);
Pirabibu – Volume: 6,88 milhões/m³ (9,30%);
Banabuiú – Volume: 97,22 milhões/m³ (6,07%);
Barragem de Quixeramobim: Volume: 5,95 milhões/m³ (75,48 %).

Vale ressaltar que os 81 centímetros restantes para a Barragem atingir a cota de sangria representam 25% do volume total do reservatório.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação - Com Repórter Ceará

A chuva em Quixeramobim chegou à 24 milímetros

A Funceme registrou mais um final de semana chuvoso em Quixeramobim. A chuva que caiu na sede do município na tarde do domingo, 29, durou cerca de 20 minutos.

Acompanhe os registros em Quixeramobim:
Quixeramobim - 24.0
Riacho Verde - 22.4
Manituba  - 21.0
Riacho Do Algodão - 10.2
Assentamento Novo Canaã - 10.0
Radar Quixeramobim - 9.8
Mearim - 10.0
Fazenda Boa Vista (Algodões) - 12.0

domingo, 29 de abril de 2018

Defesa pede a Moro desbloqueio de bens de Lula


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o desbloqueio dos bens do político e do espólio da esposa Marisa Letícia. O pleito foi feito ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná.

Por determinação de Moro, o Banco Central bloqueou R$ 600 mil das contas de Lula em julho de 2017 em razão da condenação do ex-presidente no caso envolvendo o apartamento triplex na Praia do Guarujá. A medida foi tomada para reparação de danos à Petrobras. Na ocasião, Moro definiu que o confisco das contas deveria ser mantido até que se atingisse o montante de R$ 16 milhões, quantia que teria sido paga em propina ao PT.

Segundo a defesa, o confisco determinado por Moro e outro magistrado da Justiça Federal em São Paulo teriam deixado Lula sem recursos para custear seus advogados. A defesa argumenta ainda que o bloqueio configura um impedimento ao “direito fundamental à ampla defesa” do político. Na avaliação dos advogados, essas medidas seriam mais uma demonstração da prática de lawfare (guerra jurídica) contra Lula.

A petição destaca que há atualmente oito ações contra o ex-presidente, cuja defesa demanda recursos técnicos (como peritos), pagamento dos profissionais responsáveis e custas processuais. O texto cita como exemplo as 28 audiências judiciais de um dos processos, que demanda deslocamento dos advogados. Outro caso elencado pela defesa foi a necessidade de perícias técnicas em equipamentos, como os atribuídos à construtora Odebrecht para gerenciar pagamentos de propinas.

“Como viabilizar essa defesa - na extensão promovida pelo texto constitucional, insista-se - se este Juízo e a Fazenda Nacional bloquearam todos os recursos do Primeiro Peticionário[Lula]? Afora o caráter frívolo das acusações, próprio do lawfare, agora se pretende asfixiar a defesa pela completa ausência de recursos?”, questiona o documento.

A pedição endereçada a Moro argumenta também que mesmo após a extinção da pena a Marisa Letícia em razão de seu falecimento, permanece o confisco do espólio dos seus bens.

Outros bloqueios
O bloqueio da Justiça Federal em São Paulo, realizado em 11 de abril desse ano, envolveu valores do ex-presidente, do Instituto Lula e da empresa criada pelo político para gerir atividades de palestras, a LILS. A quantia não foi divulgada nem pela Justiça nem pela Receita Federal. A justificativa foi que Lula e as organizações vinculadas a ele teriam débitos fiscais.

Na ocasião, a defesa afirmou que recorreria do bloqueio pelos impostos terem sido pagos. O Instituto Lula comentou na época que a medida envolvia “muito mais do que qualquer um desses entes possui de recursos”. (Da Agência Brasil)

Feriado prolongado terá chuvas com maiores acumulados a partir de domingo, 29


A previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o feriado prolongado indica eventos de chuvas começando neste sábado (28), porém com maiores acumulados entre o domingo (29) e a segunda-feira (30).

Com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas como, ao longo desta sexta-feira (27), o Ceará terá nebulosidade variável com possibilidade de precipitações no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Já no sábado, as chuvas podem ocorrer, principalmente no litoral, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. No domingo, quando será possível maiores acumulados, o estado terá nebulosidade variável com possibilidade de precipitações em todas as regiões cearenses.

“As chuvas começam neste sábado, mas no domingo há possibilidade de precipitações mais generalizadas no estado. Para segunda, a tendência é semelhante. Ao longo do fim de semana, o centro e o norte do estado serão mais beneficiados. Já na segunda e na terça, há tendência de chuvas em todas as regiões”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

BALANÇO
Apesar da redução das chuvas na última semana, abril vai terminando como um mês chuvoso. Balanço até hoje indica média de 208,7 milímetros, o que representa 11% acima da normal climatológica, que é de 188 mm. O dado é o maior desde abril de 2009.

Entre as 7h desta quinta-feira (26) e as 7h desta sexta, há registros de chuvas em 25 municípios, sendo os maiores em Morada Nova (42 mm), Ererê (33 mm) e Russas (27.2 mm). “Provavelmente a partir dos primeiros dias de maio, a incidência das chuvas possa se intensificar no Estado”, reforça Fritz. (Com Ascom)

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Ceará tem 81% das casas com água disponível diariamente e 44% com saneamento



Em Fortaleza, 99,5% dos domicílios tiveram disponibilidade diária de água durante o ano passado, enquanto no Ceará esse percentual foi de 81,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD Contínua, referente a 2017, e divulgados nesta quinta-feira (26).

Sobre o acesso a serviços básicos, a PNAD Contínua mostra que em 75,6% dos domicílios de Fortaleza o escoamento do esgoto era feito pela rede geral ou fossa ligada à rede. No Ceará, havia esgotamento sanitário em 44,9% dos domicílios.

Com relação às regiões do país, o Nordeste registrou o menor percentual de domicílios com disponibilidade diária (66,0%), ao passo que a região Sul, o maior (97,5%), quanto à disponibilidade da rede geral.

A pesquisa mostra que o Ceará tem 9 milhões de habitantes, destes, 2,6 milhões vivem na capital. A maior parte da população cearense se reconhece como parda, são 6,1 milhões de pessoas. A população classificada como branca no Ceará é de 2,5 milhões, enquanto 387 mil pessoas no estado se consideram negras.

O lixo foi coletado diariamente em 93,7% dos domicílios de Fortaleza em 2017. Quanto ao Ceará, esse percentual chegou a 71,1%.

Internet e bens
Na capital cearense, 76,1% das casas tiveram acesso à internet por meio de celular em 2017. No estado, foram contabilizados 57,1% dos domicílios com acesso.

O número de motocicletas por domicílio é maior no estado do que na capital. No Ceará, 36,2% das casas tinham uma motocicleta na garagem, enquanto em Fortaleza apenas 19,2% possuíam este tipo de veículo.

Já com relação a automóveis, o cenário se inverte, com número maior na capital do que no interior cearense. Fortaleza tinha 40,4% dos domicílios com automóvel em 2017, enquanto o Ceará registrou 26%.

Brasil
A geladeira foi um item encontrado na quase totalidade dos domicílios do país, segundo a pesquisa, com presença de 98,1%. Entre as grandes regiões, não houve percentual inferior a 90%.

A televisão foi encontrada em 96,8% dos domicílios no Brasil em 2017.

Na estrutura etária, o contingente de pessoas com 60 anos ou mais cresceu 18,8%, evidenciando a tendência de envelhecimento populacional.

Em 2017, o país tinha 69,8 milhões de domicílios. E a população residente no Brasil foi estimada em 207,1 milhões de pessoas.

Colisão entre motocicletas deixa duas mulheres feridas em Morada Nova


Aproximadamente às 18h20min desta quinta-feira dia 26/04/2018 a polícia foi informada via 190 que havia ocorrido uma colisão entre duas motocicletas na CE 371, próximo à rotatória do DNOCS. Chegando ao local, a composição da viatura 1343 fez os primeiros procedimentos até a chegada da Autarquia Municipal de Trânsito.
A vítima que necessitava de mais cuidados foi socorrida pela ambulância do município juntamente com a viatura em apoio as outras vítimas para a fundação São Lucas. As vítimas foram identificadas como M. J. de F. O., 20 anos, que conduzia a motocicleta Honda CG 125 de cor branca e placa HVU 7747, a qual foi transferida para Fortaleza, e M. F. de O. A., 23 anos que pilotava uma Honda BIZ de placa HYV 9688, a mesma sofreu apenas ferimentos leves. As motocicletas foram encaminhadas para Unidade de Segurança Integrada de Morada Nova para posteriormente serem apresentadas a Polícia Civil.

Governo ultrapassa marca de 1.600 veículos entregues para o policiamento ostensivo


Novas 140 motos foram entregues pelo governador Camilo Santana para reforçar a segurança pública cearense. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (26), em frente ao Ginásio da Parangaba, em bairro homônimo. Com os novos veículos, destinados para ampliação das atividades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Ceará, a frota destinada pelo Governo do Ceará às forças de segurança no Estado soma 1.604 veículos desde 2015.

De acordo com o governador, as motos vão reforçar a segurança pública em todo o território cearense, principalmente em Fortaleza. “É o que há de melhor para a polícia em termo de motocicleta, com mais potência e agilidade. Estas motos são para dobrar a atuação do BPRaio na Capital e garantir a continuidade da implantação do batalhão nas cidades com mais de 50 mil habitantes”, afirmou.

A meta, segundo o chefe do Executivo estadual, é implantar um batalhão exclusivo nas cidades com essa população até o fim deste semestre. “São mais de 40 cidades, fora Fortaleza. É mais um reforço para que a área da segurança possa trabalhar e garantir mais tranquilidade à população”, completou. Ao todo, 21 cidades já contam com a atuação do efetivo. (Da Ascom)

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ceará deve voltar a receber chuvas fortes nos próximos dias, prevê Funceme


O Ceará deve voltar a receber chuvas em todas as regiões na madrugada desta quinta-feira (26), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O estado acumula neste mês de abril 206 milímetros, o mês mais chuvoso desde 2009.

Nos últimos dias, no entanto, o volume de precipitação reduziu em todas as regiões do estado. Conforme a Funceme, a sequência de dias chuvosos intercalada por dias sem chuvas é comum em regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro.

Esta quarta-feira foi o dia menos chuvoso do Ceará neste mês de abril, com precipitações leves em 25 dos 184 municípios. Para a quita e sexta-feira, a previsão da Funceme é de chuva em todas as regiões. Conforme o órgão, a reaproximação da zona de convergência - fenômeno meteorológico que propicia a formação de chuva - favorece a precipitação nos próximos dias. (Do G1-CE)


terça-feira, 24 de abril de 2018

Ministros do STF admitem possibilidade de soltura e candidatura de Lula

                                            Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitem a possibilidade de soltura e de       um eventual registro da candidatura do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato há 17 dias em Curitiba.
A declaração aconteceu nesta terça-feira, 24, em São Paulo. Entre os convidados estavam o ministro do Supremo e presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Luiz Fux, e o ministro do Supremo Gilmar Mendes.
Mendes chegou a admitir a possibilidade da decisão do plenário virtual da segunda instância do STF resultar na liberdade de Lula, mas disse que essa decisão já estaria “prejudicada”.”Eu acredito que já esteja prejudicado, porque o Tribunal (TRF-4) negou o recurso, mas pode, claro”, afirmou o ministro.
Ainda sobre o ex-presidente, o ministro comentou a hipótese de que ao invés de dois crimes (lavagem de dinheiro e corrupção passiva), Lula possa ser condenado apenas por corrupção – e à lavagem de dinheiro considerada uma ação feita no contexto da corrupção passiva. “É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado são realmente dois crimes”, afirmou. Se, eventualmente, o entendimento for de que houve apenas um crime, a pena do ex-presidente poderá ser reduzida.
Embora Luiz Fux tenha afirmado que uma das tarefas do TSE é preservar a lei da ficha limpa, ele não descartou a hipótese do presidente Lula ter sua candidatura à Presidência da República registrada. “A lei prevê que o acesso ao Judiciário é uma cláusula pétrea. Evidente que se o Supremo Tribunal Federal deferir uma liminar, e o TSE vem abaixo dele, manda quem pode obedece quem tem juízo”, disse. “Se o Supremo emitir uma ordem eu terei que, necessariamente, cumprir”, finalizou.
ÉPOCA

Clébio Pavone entrega cinco veículos para auxiliar nos trabalhos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Quixeramobim

Na manhã desta terça-feira, 24, o prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone (SD), entregou cinco veículos através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade. A solenidade de entrega ocorreu em frente a sede da pasta.

Conforme Clébio, são quatro carros populares e uma caminhonete que serão usados para auxiliar nos trabalhos da Secretaria. Clique AQUI para ouvir a entrevista do prefeito. (Do Repórter Ceará)

Açude Orós aumenta o seu nível acima de três metros


Neste domingo o gigante Orós, chegou a marca de três metros e nove centímetros, esta é atualmente a altura da recarga que o açude teve este ano acima do seu nível. As chuvas que caíram na região nos últimos dias tem ajudado o Açude Orós a aumentar diariamente a sua recarga de água.  

Operação Carro-Pipa está suspensa para Acopiara


Segundo informações dos representantes do Exército que atuam no Açude Trussu, os carros pipas que levam água para Acopiara não podem neste momento fazer o abastecimento a partir de hoje no manancial.

Tudo devido às chuvas registradas em abril e a recarga d'água verificada nos mananciais e cisternas, o Exército realizou uma fiscalização em Acopiara e por essas circunstâncias decidiu suspender a Operação Carro-Pipa naquela cidade durante um período de 60 dias. 

Via Elber Feitosa

Ibope: só 19% dos brasileiros pretendem ter filhos nos próximos 2 anos



Nos próximos dois anos, apenas 19% dos brasileiros pretendem ter filhos, 17% por gravidez e 2% por adoção. É o que mostra uma pesquisa sobre natalidade, divulgada pelo Ibope. Do total de entrevistados, 79% não pretendem ter filhos até 2020, e 2% não sabem.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 15 e 18 de março com 1.491 pessoas com mais de 16 anos, em 143 municípios de todas as regiões do país.

O Nordeste é a região onde as pessoas estão mais abertas à maternidade/paternidade, 19% pretendem ter filhos biológicos e 3% querem adotar uma criança. Lá, 76% não pretendem ter filhos. Na Região Sul, apenas 11% pretendem ter filhos biológicos, e 87% não pretendem nos próximos dois anos.

No  Sudeste, 18% querem filhos biológicos e 2% querem adotar; 77% não pretendem ter filhos. No período de dois anos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, 16% dos entrevistados pretendem ter filhos, por meio de uma gravidez e 1% por adoção; 82% não querem filhos.

Parto natural ou cesária
Entre os que pretendem ter filhos, 76% querem o parto normal em uma maternidade ou hospital, e 3% querem o parto em casa. Mesmo no caso de uma gravidez sem complicações, ou seja, quando não há risco nem para a mãe e nem para o bebê, 20% pretendem fazer uma cesariana. (Da Agência Brasil)

Músico cearense sofre AVC, espera dois dias por UTI e morre um dia após conseguir leito


Morreu o músico cearense Hermes de Oliveira Filho, conhecido como Hermes Capone, aos 32 anos. Baterista da banda de punk rock Thrunda, Hermes sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última sexta-feira, 20.

Em nota divulgada ainda na sexta, a banda afirmou que o baterista precisava urgentemente de uma UTI. Ele só foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Vila Velha, para a UTI do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na noite do último domingo, 22. No entanto, nesta terça-feira, 24, a Thrunda publicou que Hermes não resistiu e morreu.

“Essa é uma notícia que nunca queríamos dar… Infelizmente nosso irmãozinho Hermes Capone não resistiu e faleceu. Tristeza imensa nesse momento. Vá em paz irmão”, lamenta a banda.

Punk rock
A Thrunda era formada até então por Hermes, Rodrigo Monte (vocal e baixo) e Otavio Medeiros (guitarra). O grupo lançou os discos Punk Rock na Véia (2007), As Aparências Enganam (2012) e 15 Anos em 23 Minutos (2015).

Há um ano, o grupo lançou o clipe “Sensacionalismo Verdade”, que conta com mais de 6,9 mil visualizações no YouTube. Com passagem por festivais como ForCaos, Rock até os Ossos e Garage Sounds, a banda fez turnê também em Cabo Verde, na África, que rendeu um documentário. (Do Blog Repórter Entre Linhas - O Povo)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Colisão com caminhão deixa automóvel completamente destruído em Quixeramobim

No final da tarde desta segunda-feira, 23, uma colisão envolvendo um caminhão e um automóvel Corolla por pouco não termina em tragédia. O acidente aconteceu por volta das 17 horas na CE 166, estrada que liga Quixeramobim a Senador Pompeu.
Segundo informações repassadas pela Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, o acidente ocorreu em uma curva na localidade de Logradouro, cerca de 5 km da sede do município. Populares repassaram que os veículos seguiam em sentido contrario quando um deles invadiu a contra mão. O Corolla teve sua lateral completamente destruída. Duas pessoas vinham no automóvel e somente a condutora veio a sofrer escoriação no ombro. No caminhão baú, que estava carregado de banana, ninguém se feriu.   O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Com 66 milímetros, Quixadá registra a maior chuva do estado, aponta Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, registrou chuvas em pelo menos 92 municípios do estado nas últimas 24h, a maior delas foi registrada em Quixadá com 66mm, seguido pela cidade de Choró com 57mm e a terceira maior chuva também foi registrada em Quixadá, no distrito de Dom Maurício com 57mm de chuva. 
Em Quixadá foram registradas chuvas ainda no distrito de Tapuiará com 30mm e no Açude Pedras Brancas com 14.2mm. 
Outros municípios do Sertão Central que também registraram chuvas foram Ibaretama com 30mm, Canindé 30mm, Madalena 18.6mm, Boa Viagem 15mm, Quixeramobim 9mm, Pedra Branca 8mm, Mombaça 5.8mm e Solonópole 4mm.
Para os próximos dias a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuvas para todo o estado do Ceará.
 por  

MULHER QUE TOMA CERVEJA É MAIS FELIZ E TÊM MENOS CHANCES DE INFARTAR, DIZ ESTUDO CIENTIFICO


Esta é a resposta de um estudo da Sahlgrenska Academy, centro de pesquisas da Universidade de Gothenburg na Suécia.

Outro dado também importante no estudo, é que cerca de 85% das mulheres que tomavam cerveja, se sentiam mais felizes em relação a outras mulheres da mesma faixa etária e do mesmo estilo de vida que não ingeriram a bebida. Isso também influencia contra doenças do coração. Essas mulheres reagem a pressão e ao stress com mais bom humor, evitando tensão nervosa.Segundo os estudiosos, as mulheres que consomem cerveja uma ou duas vezes por semana, têm 30% a menos de chances de infartar se comparada às que não tomam nada. Isso porque durante o momento em que se degustando uma cerveja, geralmente a mulher esta escutando uma boa musica romântica ou alegre, colocando o papo em dia, trocando informações sobre beleza, viagens, sonhos, fantasias amorosas e etc… Elas liberam a substancia responsável pela sensação de alegria e bem estar, a serotonina, esquecendo dos estresses do dia a dia se entregando a momentos de relaxamento e prazer.
Leia mais em: Ordem Secreta
Foto: Unsplash



Morte de paciente de Solonópole em Quixadá pela H1N1 deixa órgãos de saúde em alerta



Procura pela vacina contra o Influenza A H1N1 aumenta nas cidades onde foram registrados óbitos.
Os municípios de Solonópole e de Quixadá estão entre os primeiros do Ceará a iniciarem a vacinaçãode imunização contra o vírus Influenza A H1N1. O motivo foi o óbito de uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desta última cidade, no dia 6 próximo passado. A estudante, de 23 anos, havia sido atendida nos dias 2 e 3, no Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro, com hipótese de Nasofaringite Aguda. Três dias depois ele retornou àquela unidade hospitalar de Solonópole com o quadro clínico mais agravado.
Secretaria de Saúde de Solonópole ainda informou que diante do agravamento do estado de saúde encaminhou a moradora para um hospital secundário de referência, em Fortaleza. No caminho para a capital houve a parada em Quixadá, onde, apesar de prestados os socorros necessários a paciente já apresentava estado terminal.
O óbito na UPA foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Quixadá, acrescentando que o motivo da parada na cidade foi a falta de oxigênio. O existente nos tubos da ambulância havia acabado. Todavia, o médico plantonista constatou a gravidade e apesar de socorrê-la ao Salão Vermelho ela não resistiu.
Diante da assistência inesperada a um portador do vírus H1N1 foi realizado o bloqueio na área da unidade da UPA. Toda a equipe clínica já havia sido imunizada. A população começou a receber a vacinação na sexta-feira (20), quando o medicamento chegou da capital a Quixadá. O diagnóstico positivo da morte pelo tipo mais grave do Influenza A foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) na última quinta-feira (19).
De acordo com o último boletim epidemiológicoemitido pela Sesa, já foram notificados este ano no Estado, 24 casos do Influenza, com três mortes, respectivamente de pacientes de Solonópole, no Sertão Central, Iracema, na região jaguaribana da Serra do Pereiro, e Paracuru no litoral oeste.
Fonte: Diário Sertão Central

sábado, 21 de abril de 2018

Ônibus com destino à Cratéus tomba na BR 226

Um ônibus tombou na madrugada de hoje, por volta das 4h40min, na BR 226, altura do km 266, na localidade de Alto do Belém. O veículo da empresa Princesa dos Inhamuns faz a linha Fortaleza/Crateús e seguia entre os distritos de Cruzeta e Independência com 42 passageiros. 22 pessoas tiveram ferimentos leves e foram socrridas para o hospital de Crateús.
Por

Lula na prisão pede para receber Ciro Gomes

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elaborou um pedido para receber visitas do pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, além de membros do PT e lideranças estudantis na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.                                

De acordo com informações do UOL, o documento foi entregue pela defesa do ex-presidente à juíza federal Carolina Lebbos na sexta-feira (20). Preso desde o último dia 7, Lula só teve autorização para ver familiares e advogados até o momento.
Para os advogados de Lula, os pedidos de visita devem ser acatados pela magistrada por conta da “relação de amizade” entre o petista e as pessoas que querem visitá-lo, o que estaria de acordo com a lei sobre visitas a pessoas presas.
A Lei de Execução Penal determina que um preso pode receber “visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados”.
Confira abaixo a lista de pessoas que Lula pediu para ver na prisão:
Ciro Gomes, ex-ministro e pré-candidato à Presidência pelo PDT
Zeca Dirceu, deputado federal (PT-PR)
Eduardo Suplicy, vereador pelo PT em São Paulo e ex-senador
Carlos Lupi, presidente do PDT
André Figueiredo, líder do PDT na Câmara
Marianna Dias, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes)
Pedro Gorki, presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
Luiz Marinho, ex-ministro de Lula e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo
Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara
Wadih Damous, deputado federal (PT-RJ) do UOL,

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Governo do Brasil pede explicação ao Facebook sobre vazamento de dados




O governo federal notificou o Facebook para explicar o suposto vazamento de dados para a empresa britânica de marketing digital Cambridge Analytica. A informação foi divulgada hoje (18) pelo Ministério da Justiça. Em março deste ano, veículos de mídia dos Estados Unidos e do Reino Unido revelaram que um desenvolvedor, Aleksandr Kogan, coletou informações de milhões de pessoas usando um aplicativo e repassou à empresa de análise, que utilizou os registros para influenciar eleições, como a disputa dos Estados Unidos de 2016.

Neste mês, o Facebook revelou que o vazamento teria atingido 87 milhões de pessoas, indo além dos Estados Unidos. Esse total incluiu 443 mil usuários brasileiros , que segundo a empresa foram notificados sobre o ocorrido.

A notificação do governo brasileiro, expedida pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, traz uma série de questionamentos que deverão ser respondidos em até 10 dias pelo Facebook. Entre eles, o número de brasileiros atingidos, como os dados foram utilizados e a quem essas informações foram repassadas.

Em depoimento ao Congresso dos EUA, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, admitiu que outras empresas compraram as informações levantadas pelo desenvolvedor Aleksandr Kogan. A Senacon também indagou o escritório do Facebook no Brasil sobre o que está sendo feito para contornar o problema.

De acordo com o Ministério da Justiça, se os questionamentos não forem respondidos poderá haver a instauração de processo administrativo. Se condenada, a empresa pode ser multada em até R$ 9 milhões. “Esse compartilhamento indevido viola a Constituição Federal, que resguarda a privacidade do cidadão”, diz a secretária substituta, Ana Carolina Caram.

Questionado pela Agência Brasil sobre a notificação, o Facebook enviou um comunicado em que afirma que "nada é mais importante do que proteger a privacidade das pessoas. Estamos à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades sobre este caso”, disse a assessoria de empresa. Em depoimento ao Congresso dos EUA, Zuckerberg admitiu falhas no cuidado com os dados de usuários e anunciou medidas que, segundo ele, aumentariam o controle das pessoas sobre as informações na plataforma.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já havia aberto investigação sobre a responsabilidade do Facebook no caso no dia 21 de março. No documento que instaura o inquérito, o órgão aponta um “tratamento ilegal de dados” no episódio.

Congresso
No Congresso Nacional, deputados também solicitaram explicações ao Facebook sobre o episódio. Na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) foram apresentados diversos requerimentos sobre o vazamento e temas correlatos, como a relação entre dados pessoais e eleições. Os integrantes do colegiado aprovaram um seminário sobre privacidade, dados pessoais, as chamadas fake news e a regulação das plataformas. (Da Agência Brasil)

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Resultado de imagem para Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar nesta quinta-feira (19) a Lei 13.546/2017, que ampliou as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quanto não há a intenção de matar) ou lesão corporal grave ou gravíssima. A nova legislação, sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro do ano passado, modificou artigos e outros dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/1997).

Antes, a pena de prisão para o motorista que cometesse homicídio culposo no trânsito estando sob efeito de álcool ou outras drogas psicoativas variava de 2 a 5 anos. Com a mudança, a pena aumenta para entre 5 e 8 anos de prisão. Além disso, a lei também proíbe o motorista de obter permissão ou habilitação para dirigir veículo novamente. Já no caso de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena de prisão, que variava de seis meses a 2 anos, agora foi ampliada para prisão de 2 a 5 anos, incluindo também a possibilidade de suspensão ou perda do direito de dirigir.

As alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) também incluem a tipificação como crime de trânsito a participação em corridas em vias públicas, os chamados rachas ou pegas. Para reforçar o cumprimento das penas, foi acrescentada à legislação um parágrafo que determina que "o juiz fixará a pena-base segundo as diretrizes previstas no Artigo 59 do Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), dando especial atenção à culpabilidade do agente e às circunstâncias e consequências do crime".

Para a professora Ingrid Neto, doutora em psicologia do trânsito e coordenadora de um laboratório que pesquisa o tema no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), uma legislação que endureça as penas para quem comete crimes de trânsito é importante para coibir a prática, mas não pode ser uma ação isolada. "Quando a gente fala em segurança do trânsito, estamos tratando desde as ações de engenharia e infraestrutura das vias, o trabalho de educação no trânsito [voltado à prevenção], e o que chamamos de esforço legal, que é justamente uma legislação dura, que as pessoas saibam que ela existe, mas combinada com um processo efetivo de fiscalização", argumenta.

Para Ingrid, por mais dura que seja um legislação, ela não terá efeitos se não vier articulada com outras iniciativas complementares. "Na lei seca [que tornou infração gravíssima dirigir sob efeito de álcool] nós vimo isso. No começo, houve uma intensa campanha de educação e fiscalização, o que reduziu de forma significativa o índice de motoristas que bebe e insistem em dirigir, mas a partir do momento que a fiscalização foi reduzida, as pessoas se sentiram novamente desencorajadas a obedecer a lei", acrescenta. (Da Agência Brasil

Com boas chuvas, 'seca relativa' no Ceará cai 25% em comparação ao mesmo período do ano passado


O mais recente mapa do Monitor de Secas do Nordeste aponta que o Ceará fechou março com 25,48% do território sem seca relativa. Os resultados foram elaborados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em conjunto com outros institutos de meteorologia do Nordeste e coordenado pela Agência Nacional das Águas (ANA).

O dado ainda é considerado alarmante, pois 74,52% do Estado encontra-se com algum nível de seca relativa. Porém, quando comparado com a março de 2017, o cenário é melhor, pois o Estado não tinha área livre de seca naquela época. Além disso, o Ceará não possui área com o nível mais severo da estiagem.

Chuvas ajudam a diminuir seca
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a redução se deu pelas chuvas registradas durante os dois primeiros meses da quadra chuvosa, ou seja, fevereiro e março. “As precipitações, apesar de, no último mês, terem ficado abaixo da média, foram responsáveis pela diminuição dos impactos da seca, principalmente na faixa litorânea e no noroeste do Ceará”, explica o meteorologista.

No comparativo com o mapa do Monitor de Secas de fevereiro, não houve mudanças significativas. Na parte norte do Estado onde, em algumas áreas, as precipitações foram regulares ao longo de março, os indicadores mostram uma redução de um nível de severidade da seca, além de um aumento na área sem seca. Já a parte centro-sul, as precipitações de março foram irregulares e os indicadores de curto e longo prazo não indicam mudança no cenário de forma geral. (Do G1-CE