quarta-feira, 29 de abril de 2015

Poço tubular profundo Praça Do Jame Lopis Quixeramobim cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água.


Foto  Valmir  Holanda
     Semelhante ao poço convencional, um  poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a
sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.
Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.
Há relatos que os primeiros poços foram perfurados por habitantes na china medieval, logo existem passagem bíblicas de como os Judeus foram parar no Egito, indica que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.
Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. então todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho, isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço, então em e qualquer escavação neste local o nível da água terá de passar o da superfície.
Uma outra explicação ao nome do poço se baseia na crença de que o primeiro fora perfurado na cidade francesa de Artois no século XII.
Poço artesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário