terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Preocupados com a seca, moradores em Quixeramobim estão construindo poços profundos

poco_profundo_centro
Todo poço deve participar de um cadastramento na COGERH e que deve se ter uma licença de interferência de obra hídrica.
Nos últimos dias, a população de Quixeramobim está observando uma grande quantidade de poços profundos, sendo perfurado em ruas e calçadas da cidade. Vários populares questionaram a legalidade e o procedimento que deva ser seguido. 
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, Ronilson Rodrigues, informou que a água subterrânea é de responsabilidade da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH. Por telefone, ogerente regional da COGERH, Luís Cesar Pimentel, ressaltou, que todo poço deve participar de um cadastramento no órgão e que deve se ter uma licença de interferência de obra hídrica, além de, que uma equipe da COGERH está fiscalizando. Quando a água é usada para fins comerciais, como construtoras e lava jatos, a COGERH faz a cobrança de uma tarifa por metro cúbico. “A lei coloca que o responsável pode regularizar o poço após ele ser perfurado, pois devido à situação critica que passamos, estamos tentando não burocratizar o processo. Quando sabemos da perfuração de algum, principalmente na cidade, não temos poder de policia para embargar, a gente notifica para que o mesmo apresente o pedido, com isso, esse poço fica regularizado pelo órgão competente”, comentou Luís Cesar. 
Segundo informações da Serviço Autônomo de Água e Esgoto, os responsáveis pelas escavações dos poços, em via pública, devem preservar o local realizando a segurança durante a perfuração, e após a conclusão, a água tem que ser desviada antes da chegada ao solo, sem prejuízo ao tráfego da via.
 Com informações do site O Sertão é Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário