Foto: Ailton de Freitas |
" Se o jovem tem vocação mais para a área tecnológica, aprofundar matemática, física; se tem vocação mais para a área de humanas, poder ter sociologia, filosofia. Não forçar todos a terem tudo, como é hoje, que se obriga todos os alunos do ensino médio a terem conhecimento sobre todas as áreas. Como é uma novidade, vai de encontro à tradição de pelo menos 40 anos no país, deve ser precedido de uma grande discussão, vamos ouvir experiências de outros países, tem diversos modelos, mas acho que é possível mudar em quatro anos", disse.
Cid diz saber da necessidade de mais recursos para a Educação, mas acredita que as providências que podem ser tomadas o estão senado feitas pelo Congresso Nacional – como o aumento do percentual do PIB para a área – e diz que quer redefinir prioridades no financiamento educacional. Em qualquer área precisaria de mais recursos, mas tem que ter os pés no chão e fazer com o que tem — afirma.
Sobre o salário dos professores, ressalta que irá procurar agir “como magistrado”, sem tomar parte dos professores – que reconhece são “muito mal” remunerados –, mas com consciência das limitações. Indica que mudanças ocorrerão apenas a partir da previsão legal de reajuste, sem sinalizações a respeito de aumentos mais significativos para a categoria. (Fonte: O Globo)
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