O açude Trussu, em Iguatu, está com menos da metade da sua capacidade, 49,14% de água armazenada. O sinal amarelo já sinaliza a preocupação no site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) onde classifica o açude como um dos que já merecem uma maior atenção.
O Açude Roberto da Costa tem a capacidade de 301.000.000 m³ e atualmente está com menos da metade, no mesmo período em 2013 o açude possuía mais de 62% de água.
Lembrando que no momento atual, o Trussu abastece outro município, além de Iguatu, estamos falando de Acopiara. Apesar que em entrevista ao portal Iguatu.net, representantes do SAAE/Iguatu afirmaram que a maior perda de água no reservatório é proveniente da evaporação da água. Ao longo do reservatório, as réguas de medição estão à mostra. No sangradouro, há tempo que não corre água.
Está na hora da população se preocupar em racionar o uso da água em Iguatu e Acopiara, aqui vão algumas dicas importantes.
Cuidados com a água
Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.
Dicas de como economizar água (consumo consciente de água)
- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
- Reutilizar a água sempre que possível;
- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;
- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;
- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário