O Ceará bateu recorde de vacinação contra a febre aftosa. Quase 95% do rebanho cearense foi vacinado, segundo o resultado oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de maio. Além dos animais, mais de 88% das propriedades rurais do Ceará estão imunizadas.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, as metas superam o que é determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A vacinação do rebanho é fundamental para que o Ceará mantenha o título de zona livre internacional de febre aftosa com vacinação e possa comercializar os seus produtos para todo o Brasil e para o exterior”, afirmou.
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Augusto Júnior, destacou que 17 municípios cearenses conseguiram a marca de 100% de vacinação do rebanho e este número representa um recorde em todas as campanhas realizadas até agora. “Em novembro haverá uma outra campanha de vacinação e os produtores devem continuar vacinando e a Adagri vai continuar realizando os trabalhos de fiscalização do trânsito animal e dos eventos agropecuários”, afirmou.
Parceria
Nelson Martins voltou a ressaltar a parceria do Estado do Ceará com os movimentos sociais, produtores rurais, Ematerce, imprensa e prefeituras municipais para que o Ceará que foi fundamental para o Ceará conquistar o status de zona livre de febre aftosa sempre se mantenha com este título.
A doença
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos. Para se qualificar para a inclusão na lista de zonas livres da febre aftosa, com prática da vacinação, o país deve ter prontidão no controle e registrodas doenças animais e fornecer provas documentais de que as medidas regulamentares para a detecção precoce, prevenção e controle da febre aftosa foram implementadas e a vacinação de rotina é realizada.
Fonte: O Estado CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário