quarta-feira, 9 de abril de 2014

“Quixeramobim Clama Por Segurança”: População se une e promove caminhada de protesto



Centenas de pessoas foram às ruas na manhã desta quarta-feira, 09, em Quixeramobim. Com concentração na Praça do Rosário, no Centro, a Caminhada de protesto intitulada “Quixeramobim Clama Por Segurança”, lotou as principais ruas do Bairro. Diversos representantes de entidades sociais, religiosas e de classe, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) participaram do evento.
Alunos de diversas escolas também reforçaram o manifesto que passou pelas ruas Monsenhor Salviano Pinto, Teixeira de Freitas, Cônego Aureliano Mota e foi finalizado em frente ao Paço Municipal onde um documento com as principais demandas foi entregue ao prefeito Cirilo Pimenta. Os organizadores do Movimento entregaram a pauta de reivindicações à Câmara Municipal, onde colheram assinaturas dos vereadores. Membros do Sindicato Estadual dos Policiais Civis também endossaram o documento.
Além dos comerciantes, mototaxistas, motoristas e populares em geral participaram da manifestação que adotou a seguinte pauta: Funcionamento da Delegacia de Polícia Civil 24 horas, maior contingente das Polícias Civil e Militar, implantação da Secretaria de Segurança Pública Municipal, melhora na iluminação pública, intensificação das ações da Autarquia de Trânsito (regulamentação de motos sem placa), mais ações da Polícia Rodoviária Estadual e a implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. 
Após receber os manifestantes, o presidente do legislativo, Clébio Pavone, e o prefeito Cirilo Pimenta afirmaram apoiar o Movimento. “Segunda-feira estaremos em Fortaleza para agendarmos uma audiência com o Governador para tratarmos dessas questões. Quanto a iluminação, pretendemos em 60 dias estar com toda a cidade iluminada. Como já havia falado, iremos criar a secretaria de segurança municipal em 2015. Estamos inicialmente fazendo todos os levantamentos e nos comprometemos em rever todas essas solicitações”, disse o prefeito Cirilo Pimenta.
O acompanhamento das demandas será realizado pelos membros organizadores do movimento que cobraram respostas imediatas para algumas das reivindicações solicitadas na manifestação.

Depoimentos

“Eu acho que a comunidade está se mobilizando no sentido de reivindicar o direito que é de todo cidadão, o direito de ir e vir. Quixeramobim está passando por um momento delicado na segurança pública e foi um bom momento da comunidade se reunir em torno  dessa movimentação. A gente espera que essa manifestação possa sensibilizar as autoridades no sentido de prover as condições mínimas de segurança para o cidadão quixeramobinense”.

José Alexandre Alves Nogueira - Professor
“A igreja deve ser e estar sempre ao lado da paz, da segurança, do povo, porque a própria missão de Jesus Cristo é para que tenha vida e vida em abundância e se a gente não contribui para que esta vida em abundância aconteça na nossa sociedade, então o que somos? Às vezes a gente exige dos poder público e nós? Como é nossa participação diante de tudo isso? Nós devemos também fazer com que a segurança aconteça a partir de nós. Claro que as autoridades são as primeiras a estarem à frente, mas também nós devemos participar dessa ação”.

Pe. Júnior Rebouças - Pároco

“Quixeramobim está mostrando que unidos somos mais fortes. A sociedade clama por paz diante de toda essa violência alastrada na nossa cidade. Com certeza o clamor da igreja também é para que a paz venha reinar na nossa cidade”.

Vilamar Rodrigues - Pastor
“É um momento único no município. Isso faz com que as autoridades possam abrir os olhos. Esse momento é importante, faz com que toda comunidade se manifeste e nós estamos aqui para apoiar esse movimento”.

Clébio Pavone, Presidente da Câmara de Vereadores

“Esse é um direito que a gente está reivindicando. Toda a sociedade está nesse movimento. Estamos fazendo valer a nossa voz como cidadão de Quixeramobim. Um movimento apartidário, é o povo, todas as classes sociais engajadas em busca de mais segurança”.

Pedro Paulo Maia - Presidente da CDL.

- Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário