quarta-feira, 30 de abril de 2014

Contra o vexame, Ceará ‘B’ estreia na Copa do Brasil


Em 2013, Leandro Campos comandou o Ceará na Copa do Brasil e, com ele, o time passou pelo Ceilândia com um 4 a 3 em casa (0 a 0 fora) e foi eliminado na segunda rodada, pelo ASA, após levar o time ‘B’ a Alagoas e ser derrotado por 3 a 0. Com os titulares, o Vovô devolveu o placar no Castelão, mas foi eliminado nos pênaltis. Após a eliminação, a decisão de levar um time misto para o primeiro jogo, priorizando completamente a Série B, foi questionada. Pouco depois, na quarta rodada do nacional, o treinador deixaria o Alvinegro, dando lugar a Dimas Filgueiras. Por lá ainda passou Sérgio Guedes antes da chegada do xará Soares, na 17ª rodada.
Um ano depois e firme no comando alvinegro, o vitorioso Sérgio Soares repete a decisão de Leandro Campos. Ele está, assim como seu antecessor, amparado pela diretoria do Vovô, que vê no treinador atual um caminho seguro para lutar pelo acesso à Série A – o grande, enorme objetivo do centenário. E é dessa maneira, repetindo a estratégia de 2013, que o Alvinegro de Porangabuçu estreia na Copa do Brasil, contra o Parnahyba, no interior do Piauí. Logo mais, às 22h, no Estádio Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, os reservas do Ceará tentarão vencer o time da casa por dois ou mais gols de diferença para cancelar o jogo de volta, marcado para a próxima quarta, dia 7, às 20h30, no Castelão.
Soares levou um time apenas com jogadores reservas e alguns da base alvinegra. No último treino em Fortaleza, na manhã de segunda-feira, treinaram como titulares: Jaílson; Marcos, Alex Lima, Diego Ivo e Hélder Santos; Duylio, Michel, Marcos Vinícius e Nikão; Robinho e Tadeu. Já o grupo principal ficou em Fortaleza, preparando-se para enfrentar o Náutico no sábado, às 16h20, no Castelão, pela terceira rodada do Brasileirão. Este jogo, a maratona do Campeonato Cearense e a viagem ao Piauí foram os motivos dados pela diretoria para o uso do time ‘B’. “Quarta-feira tivemos uma final contra o Fortaleza e todo mundo foi dormir tarde. Sábado, nossos jogadores estavam esgotados”, disse o presidente Evandro Leitão. “Preferimos preservar [o elenco], porque teremos jogo importantíssimo contra o Náutico” – completou, em entrevista à Rádio O POVO/CBN.
Copa das surpresas alvinegras
Com altos e baixos ao longo das últimas vinte temporadas, o Ceará mistura grandes campanhas e decepções igualmente grandes na Copa do Brasil. As melhores participações foram a do vice-campeonato em 1994 e das semifinais em 2005 e 2011. Além delas, o Vovô chegou às quartas de final em 1997. Por outro lado, desde o marcante ano de 1994, o Alvinegro soma quatro eliminações na primeira fase e sete na segunda, em um total de 15 aparições. Nas duas últimas campanhas, só frustrações: caiu nas segundas fases diante de um enfraquecido Paraná (2012) e do azarão ASA (2013). Com a exceção de 2011, quando foi semifinalista e perdeu a vaga na final para o Fluminense, em pleno Castelão, o Alvinegro vem de mais vexames. Também foi eliminado pelo Central-PE, na primeira fase de 2009, e pelo Corinthians-PR, na segunda de 2010.
Em 2014, ano do centenário, chegar às oitavas de final já seria um bom negócio, especialmente com o foco na Série B e os times da Libertadores na disputa. Primeiro adversário, o Parnahyba está nas semifinais do Piauiense e disputou a Série D em 2013, onde foi eliminado na fase de grupos.
Eliminaram o Vovô
1994 Grêmio
1997 Palmeiras
1998 Palmeiras
1999 Vila Nova
2000 Sampaio Corrêa
2001 São Paulo
2002 CSA
2003 Flamengo
2005 Fluminense
2007 Botafogo
2009 Central-PE
2010 Corinthians-PR
2011 Coritiba
2012 Paraná
2013 ASA
No Pici,
Fortaleza já pensa no Cuiabá
Vindo de Salgueiro com três preciosos pontos, os primeiros na Série C, o Fortaleza voltou à Capital ontem pela manhã e teve o elenco liberado, com reapresentação prevista para esta tarde, no Pici. O time, agora, prepara-se para enfrentar o Cuiabá, no próximo domingo, às 19h, no Presidente Vargas. O jogo seria no Junco, mas foi transferido para o PV, que o receberá de portões fechados. Na sequência, o Leão reencontra-se com a sua torcida no dia 12 de maio, uma segunda-feira, às 21h30, quando encara o Águia de Marabá. O Tricolor foi o único visitante a estrear na Terceirona com vitória. O time de Chamusca não demonstrou grande futebol, mas contou com o faro de gol de Robert, que segue como artilheiro do Brasil em 2014, com 22 gols em 26 jogos (1,18 por partida).
Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário