terça-feira, 18 de março de 2014

Dia de São José: A crença popular e a ciência


"Um homem justo!". Com esse adjetivo, o apóstolo Mateus apresenta José, esposo de Maria e que teve um papel fundamental na educação familiar do pequeno Jesus. Carpinteiro, José era descendente da tribo de Davi, e acreditou em sua noiva Maria quando esta afirmou ter recebido a visita do anjo que lhe anunciou a grande notícia do nascimento do Menino Jesus.

O dia 19 de março foi dedicado à sua memória. Sob o título de "Tutor de Nosso Senhor", o operário José é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade à sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo. O santo é um dos mais venerados no Estado, afinal é o padroeiro do Ceará.

Os fiéis acreditam que as chuvas que banham o Estado são obra do Santo carpinteiro, porém, apesar das precipitações de hoje, os meteorologistas explicam que não há relação científica entre as chuvas no dia 19 de Março e a qualidade da quadra chuvosa no Ceará. O que existe é uma coincidência entre a data comemorativa e a proximidade do primeiro equinócio, quando o Sol se alinha com a Linha do Equador e depois sobe para o Hemisfério Norte.

A importância científica do equinócio é que, depois dele, com o distanciamento do Sol, fica mais difícil haver o aquecimento na parte sul do Oceano Atlântico e isso desfavorece a atuação regular da Zona de Convergência Intertropical no Ceará, o principal sistema causador de chuvas no Estado. Os meteorologistas lembram que existem anos em que chove forte no dia 19 de março e o Ceará registra estiagem, assim como o contrário também acontece.

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário