sexta-feira, 14 de março de 2014

9,1% dos lares não têm acesso a telefone e web


No Nordeste, 60% dos domicílios não possuem computador. Em relação à TV por assinatura, apenas 5,7% dispõem. No País, 54,4% dos lares têm telefonia fixa JL ROSA/ TUNO VIEIRA
Brasília. Pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplica) mostrou que, hoje, 9,1% dos domicílios brasileiros não possuem acesso a qualquer tipo de serviço de telecomunicações, como telefonia fixa, móvel, TV por assinatura ou internet. Conforme o Ipea, “uma das primeiras questões gerais que influencia e é influenciada pelos serviços de telecomunicações, especialmente o acesso à Internet em banda larga, é a posse de equipamento de TIC”, como o computador.
Atualmente, 51,8% dos lares brasileiros possuem um computador, enquanto 48,1% ainda não dispõem desse tipo de equipamento. Considerando as regiões do País, o Nordeste é onde há o segundo maior percentual de domicílios sem computador: 60%. Em seguida, está o Norte, onde 64,7% dos domicílios não possuem computador. No Centro-Oeste, Sul e Sudeste, esse percentual é de 54,7%, 46,5% e 45,3%, respectivamente.
Conforme a pesquisa, o custo elevado do aparelho, para 70% dos entrevistados é determinante para que a compra não seja feita. Para o Instituto, a posse de um computador é considerada um dos fatores limitantes do acesso à internet banda larga.
Dos domicílios brasileiros, 40,8% possuem algum tipo de acesso à rede, seja por meio de linha discada, modens, ou conexão móvel. Esse resultado não leva em consideração a conexão que pode ser feita por meio de celulares.
Telefonia móvel
O estudo do Ipea revelou ainda que dentre todos os serviços avaliados, a telefonia móvel foi considerada a de pior qualidade. Mesmo assim, 65,5% dos usuários avaliam o serviço de seus celulares como “bom”. O número, de acordo com o Ipea, é alto porque considera tanto usuários pós-pagos como os pré-pagos que fazem menor uso dos recursos das operadoras. Esse tipo de contratação, sem conta, representa 82,5% do total de clientes das operadoras.
“Como as maiores reclamações desse setor estão relacionadas com a cobrança, muito provavelmente, se tivéssemos analisado esses grupos individualmente os consumidores do pós-pago estariam menos satisfeitos”, disse João Maria de Oliveira, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, responsável pelo estudo.
Os usuários dos outros serviços apresentam grau de satisfação superior. Para 72,9% dos clientes da telefonia fixa, o serviço foi considerado bom. Essa percepção positiva, nos contratos de TV por assinatura, chega a 87,1% dos usuários.
No entanto, 45,6% dos domicílios pesquisados não contam com o serviço de telefonia fixa. Conforme dados da Anatel, esse número vem crescendo no País nos últimos anos. Na pesquisa realizada pelo Ipea, ao serem questionados sobre o motivo para não contratar os serviços, 59,4% dos respondentes afirmaram que a comunicação via aparelho móvel (celular) substitui o telefone fixo.
Combos
A ampla maioria dos brasileiros ainda paga por seus serviços de telecomunicações de forma separada, ou seja, sem assinatura de combos, que unem diversos serviços em um só pacote.
Esses contratos feitos individualmente representam a opção de 70,6% dos domicílios brasileiros, enquanto 19,7% assinam combos e 9,1% não utilizam nenhum serviço pago de telecomunicações.
TV Por Assinatura
A TV por assinatura ainda não é muito popular nas residências brasileiras. Esses contratos são feitos por 26,6% dos lares, enquanto o acesso a TV aberta está em 90,5% das casas.
O Nordeste é a região com o maior percentual de domicílios que possuem apenas TV aberta: 87,7%. Conforme o Ipea, apenas 5,7% dos lares da Região dispõem apenas de TV por assinatura, enquanto 6,5% possuem TV aberta e TV por assinatura.
Diário do Nordeste 

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