Uma homenagem realizada no dia 12 de junho pela Câmara Municipal de Quixeramobim veio dar um grito de alivio para a cultura quixeramobinense.
Um dos mais tradicionais sanfoneiros do município, Luiz Gonzaga dos Santos, popularmente conhecido comoNono, foi homenageado em sua terra natal com a comenda Luiz Gonzaga, oferecida pela Câmara através de proposição da vereadora Liduina Leite.
Ao lado de seu inseparável zabumbeiro, Chico Bacurim,Nono recebeu a homenagem de forma simples, da mesma forma que toca sua tão sofrida sanfona. Poucas vezes reconhecido, sempre em luta atrás de patrocínios para manter o seu legado, Luiz Gonzaga dos Santos, ou melhor, Nono, era só contentamento e esperança de um dia ver em sua terra natal uma verdadeira valorização cultural para os “pobres dos sanfoneiros”, de verdade é claro.
Para os artistas populares verdadeiramente comprometidos com as raízes culturais de sua terra, fica a certeza de que é preciso resistir aos chamamentos da inovação sem qualidade, pois sempre haverá o aplauso do seu povo. Esta homenagem veio trazer uma esperança aos movimentos culturais do município, principalmente aos sanfoneiros que lutam diariamente para tentar manter uma verdadeira identidade cultural, sem se prostituir nas músicas de plásticos, levando sempre uma música de qualidade ao povo de sua terra.
POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário