quarta-feira, 1 de maio de 2013


Manifestantes passaram pela Câmara de Vereadores e Igreja Matriz - Foto Crisanto Teixeira 


Cerca de aproximadamente mil pessoas do Povo, acompanhado por lideranças e filiados a entidades sindicais pertencentes a variados segmentos, que congregam a classe trabalhadora do município de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, saíram as ruas neste dia primeiro de maio, feriado internacional dedicado as comemorações do “Dia do Trabalho”, para se manifestarem contrários a corrupção na administração municipal, bem como, para dizerem que são contrários a aprovação da PEC 37 que tramita no Congresso Nacional.

Crianças de cara pintada e seus cartazes pedindo o fim da corrupção e não a PEC 37 - Foto Crisanto Teixeira

A manifestação ordeira e pacifica contou com o apoio da AMTQ – Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim e de homens da Polícia Militar do Estado do Ceará, sob o comando do Tenente Coronel Calixto, a exemplo do que ocorreu em outra manifestação realizada na cidade. Trabalhadores rurais vindos de vários assentamentos e demais localidades da zona rural, liderados pelo MST, participaram da manifestação, levando faixas, cartazes e apitos; servidores da administração municipal liderados pelo sindicato da categoria, além de pessoas do povo que pintaram a cara, para demonstrarem sua indignação.

A frente a bandeira do MST e logo em seguida vereadores de oposição - Foto Crisanto Teixeira

Os manifestantes tiveram como ponto de reunião a Rua da Cruz, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e fizeram um percurso de aproximadamente 1.200 metros, passando pelas Ruas Cônego Aureliano Mota, Dr. Joaquim Fernandes, Monsenhor Salviano Pinto, indo até a Praça Capitão Dias Ferreira, em frente a Prefeitura, onde ficou encerrado o ato. Fizeram uso da palavra lideranças sindicais e políticas enfocando a gravidade do momento que Quixeramobim vive, com a crise política e administrativa instalada. Entre os oradores, José Mendes (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Edléia Melo (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Maria de Jesus (Pastoral da Terra), Paulo Ferreira (vereador), entre outros. Também presentes os vereadores Rômulo Filho e Teodomiro Fernandes, da bancada de oposição.

Trabalhador José Ribeiro da Silva, protesta  contra a corrupção - Foto Crisanto Teixeira

Em frente ao prédio da prefeitura de Quixeramobim, o ato público deu enfase as ações do representante do Ministério Público Estadual Dr. Igor Pinheiro, que afastou o prefeito, o vice e mais 24 assessores da gestão municipal. Também se posicionaram contra a PEC 37 que, ora tramita no Congresso Nacional. No encerramento os manifestantes juntaram-se em frente ao marco do centro geográfico do Estado do Ceará, dando um abraço simbólico no equipamento numa demonstração de amor ao Quixeramobim e ao Ceará. Entre os manifestantes estava o pedreiro de 58 anos José Ribeiro da Silva, em sua bicicleta toda ornamentada, disse que estava ali para dizer que apoia a ação do MP, bem como para protestar contra a corrupção em Quixeramobim.

Crisanto Teixeira – Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário