Presidente da Ematerce com a equipe da TV Verdes Mares - Foto Crisanto Teixeira |
O presidente da Ematerce – engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima acompanhou o jornalista André Alencar e sua equipe, formada por jornalistas da TV Verdes Mares de Fortaleza, ao trabalharem na produção de reportagens para o programa Nordeste Rural, que destacará o sucesso de Perímetro Irrigado, desenvolvido pelo GACI – Grupo de Apoio a Comunidade do Inharé, no município de Senador Pompeu, região centro do estado do Ceará, que conta com o apoio da governo do estado e prefeitura. Na semana passada, a alta produtividade do perímetro, em plena seca foi mostrado em reportagem do Jornal Diário do Nordeste.
Prefeito de Senador Pompeu entrevistado pela equipe da TV Verdes Mares - Foto Crisanto Teixeira |
O perímetro irrigado foi implantado pelo governo do estado no ano de 1991 e conta com a assistência técnica e extensão rural do escritório da Ematerce em Senador Pompeu. Ao todo 45 famílias estão vivendo do trabalho com a irrigação, explorando comercialmente a bovinocultura de leite através do pastejo rotacionado e a produção de alimentos, com destaque para o feijão e a fruticultura. R$ 3.159.000,00 foram investidos pelo governo do estado, numa área de 165 hectares de terra de aluvião, as margens do Rio Banabuiú, perenizado com as águas da Barragem do Patú.
Agricultores limpam a plantação de feijão irrigado - Foto Crisanto Teixeira |
A comitiva foi completada pelo gerente regional da Ematerce – Albany Rangel, pelo prefeito de Senador Pompeu Vauiris Mendes, do presidente do GACI Abisolon Mendes de Carvalho, secretário de agricultura, técnicos da Ematerce e da prefeitura, agricultores familiares e pecuaristas envolvidos no trabalho. “Além da produção agrícola o perímetro garante emprego para cerca de 300 à 400 pessoas que residem na cidade de Senador Pompeu, constituindo-se numa importante fonte geradora de ocupação e renda para os agricultores afetados com a estiagem”, destacou Zé Maria Pimenta.
Crisanto Teixeira – Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário