segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Sebastian Vetel é tricampeão mundial de Fórmula 1



"Schumacher, Fangio, Brabham, Stewart, Lauda, Piquet, Senna e agora você", enumerou Christian Horner, chefe da escuderia RBR, assim que Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada do Grande Prêmio do Brasil.


Em Interlagos, o alemão chegou em sexto lugar, posição que, aliada à segunda posição de Fernando Alonso, lhe assegurou o tricampeonato mundial em Interlagos. "Eu avisei que tinham esquecido o Prost, que ganhou quatro títulos, mas como o rádio estava quebrado ninguém me ouviu", disse o alemão, com seu típico senso de humor, instantes depois de colocar seu nome entre os maiores pilotos da F-1.



Aos 25 anos e 144 dias, Vettel se tornou o mais jovem tricampeão mundial e derrubou uma marca que, desde 1991, pertencia a Ayrton Senna, então com 31 anos e 213 dias.



Mas não foi só. O alemão se transformou ainda no terceiro piloto na história a conquistar seus três títulos de maneira consecutiva, como haviam feito Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. Tudo isso na temporada que teve mais campeões mundiais na pista - eram seis.



"Estar aqui em São Paulo, onde Senna nasceu e está enterrado, e conseguir vencer meu terceiro título é especial", disse.



Sprint


Para chegar ao título neste domingo, Vettel conseguiu uma incrível arrancada na reta final da temporada. Até a 13ª das 20 etapas do calendário, ele tinha conseguido ganhar apenas uma prova, no Bahrein. Aí, somou quatro vitórias seguidas (Cingapura, Japão, Coreia do Sul e Índia) e ultrapassou Alonso na liderança do campeonato.



Vettel entrou na última etapa com 13 pontos de vantagem sobre Alonso. Assim, bastava conseguir um 4º lugar no Brasil para ser tri. Mas o alemão levou um susto logo na largada, quando bateu em Bruno Senna e caiu para o último lugar. Por sorte, o carro da RBR não sofreu grande avaria e ele pôde terminar o campeonato apenas três pontos à frente de Alonso (281 a 278).



Brasileiros



Bruno Senna bateu logo na largada e, com o estrago no carro da Williams, foi obrigado a abandonar. Felipe Massa, por sua vez, conseguiu levar a sua Ferrari ao pódio, na terceira colocação.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário