terça-feira, 28 de agosto de 2012

ONG IPHANAQ ENTREGA CDs E DVDs AO MESTRE PIAUÍ


“Isso que tá acontecendo agora é muito importante pra gente. É uma conquista pra todo o povo que faz reisado aqui”. Foi com essa frase que Antônio Batista da Silva, o Mestre Piauí, recebeu os exemplares do trabalho “Boi de Reisado de Quixeramobim”, entregue na residência do Mestre, no Alto da Colina, pelos integrantes da ONG Iphanaq.
O CD possui 23 faixas, entre músicas e homenagens, acompanha encarte com letras das canções, fotografias e créditos dos participantes do Projeto. O CD foi viabilizado através de Termo de Ajuste e Conduta (TAC) mediado pelo IPHAN-Ceará, que contratou a ONG Iphanaq para parte do Projeto ligado a ações de compensação no campo cultural, a partir de multa imposta ligada à demolição parcial do Casarão dos Escravos, a Casa de José Felício. 
Memória Musical - Com a redução de custos, o Iphanaq conseguiu viabilizar também o CD “Rabeca Pereira”, iniciando com ele a série Memória Musical, onde o CD “Boi de Reisado Quixeramobim” insere-se como 2º número. Com a distribuição garantida, o Iphanaq agregou ao CD um DVD com três documentários produzidos na cidade pelo Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, gerido pela ONG. “Forró”, “Tempo Passadiço” e “Reisado” são os títulos dos vídeos, realizados por alunos formados em oficinas organizadas pelo Ponto de Cultura/ONG, que ocorreram no Liceu. 
As aulas foram ministradas pelo videomaker Alexandre Veras, somando o tempo de oficinas e edição ao Projeto “Interações Estéticas” (Funarte), desenvolvido pelo artista em Quixeramobim como residência cultural no Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. O material foi lançado em Quixeramobim na noite de 07 de janeiro deste ano, com apresentação especial do Boi de Reisado na Praça Matriz e distribuição gratuita do trabalho aos presentes, além de repasse aos integrantes da apresentação e aos que participaram das gravações, realizadas na cidade.
 Solicitação e destino - Após reunião com o Iphan, a ONG Iphanaq solicitou oficialmente ao órgão autorização para venda de parte dos Cds (acompanhados de DVD e encarte) objetivando cumprir despesas logísticas relacionadas a ações culturais no município. O pedido foi feito também para venda por parte do Mestre Piauí, que, ao receber as novas unidades, ressaltou a importância de também aplicar recursos obtidos com a venda nas despesas anuais de elaboração do folguedo. Pelo Iphanaq, estiveram presentes durante a entrega, o colaborador Edmílson Nascimento, o Coordenador do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, Neto Camorim e o Coordenador do Projeto Memória Musical pelo Iphanaq, Danilo Patrício. 
Além de unidades repassadas ao Iphan, o Iphanaq distribui os encartes gratuitamente para escolas e espaços de educação e cultura no município. “Além de poder vender pra ajudar a botar o boi na rua, o mais importante é a gente saber que, quando chegar o nosso fim nesse mundo fica um trabalho pra quem fica aqui saber. Desde que eu comecei e mesmo antes de mim, foram muitos os brincaram reisado e se foram, fizeram a viagem, sem ver uma coisa gravada e filmada pra quem viesse depois deles. Agora tá garantido. Por que muitos falam em preservar a cultura e em ajudar a espalhar, mas pra valer mesmo é difícil ver. O que a gente tá vendo agora, com vocês chegando aqui, é uma coisa certa de um trabalho que vocês começaram com a gente há muito tempo, e agora a gente tem a felicidade de receber CD e DVD de vocês, que chegam novamente aqui em casa, e agente vai espalhando mais o reisado”, destaca o Mestre Piauí. 

Como você pode adquirir o Encarte CD/DVD:

Com a ONG Iphanaq: iphanaq@gmail.com     (88) 9926-1048 (com Neto Camorim, a R$ 20,00 encarte completo: CD/DVD/folheto com fotos e canções)

Com o Mestre Piauí: (88) 9466-7988 (preço indicado pelo Mestre)
POR DANILO PATRICIO
COM INFORMAÇÕES E FOTO BLOG DO PONTO DE CULTURA
 Igreja de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Quixeramobim
                                                          26 Agosto 2012    Fotos   Valmir
Igreja de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Quixeramobim,
Matriz de Santo Antônio de Pádua tem suas origens na primitiva ... Itália a belissíma imagem que ainda é venerada na Igreja matriz de Quixeramobim"
                                                          Fotos   Valmir

Nenhum comentário:

Postar um comentário