Conhecido no interior do nordeste como um animal de extrema capacidade de sobrevivência, esses pequenos animais ruminantes da raça caprina, tornaram-se simbolo da resistência e capacidade de adaptação ao meio ambiente rustico do semiárido nordestino, chegando ao ponto de subir em árvores para se alimentar dos frutos local (argan). Essa imagem (AFP) foi colhida na região de Essaouira, Marrocos.
Os bodes como são carinhosamente conhecidos nos sertões do Ceará, tem extrema habilidade em caminhar por rochas, escalar serras, pular cercas e até subir em árvores, na luta pela subsistência e a perpetuação da espécie. O leite de cabra é muito apreciado pela população rural, além de ser medicinal.
Os caprinos são resistentes a doenças e o manejo por demais prático. O ruim do criatório de bode são os problemas, que o animal geralmente trás para seu dono. Eles são inquietos e chegam a pular cerca para comer a forragem ou a plantação mas próxima de onde se encontram com isso, sendo motivos para confusão.
Crisanto Teixeira – Jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário