Até o momento, balanço indica registros em cinco municípios: Alto Santo (5 mm), Milagres (3,1 mm), Fortaleza (3 mm), Itapiúna (1 mm) e Jati (0,8 mm). Os dados são parciais e se referem ao intervalo entre as 7h de ontem às 7h de hoje. Para acompanhar a atualização, basta acessar o site da Funceme ou baixar o aplicativo Calendário de Chuvas.
Neste momento, os meteorologistas apontam poucas nuvens sobre o território do Ceará, porém, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – sistema que atua a 12 quilômetros da superfície e, dependendo da sua posição, colabora para a formação de nebulosidade – sobre o Nordeste e a atuação de áreas de instabilidade próximo à costa norte da região estão contribuindo para as precipitações recentes, assim como deverão auxiliar para as futuras.
Diante de tal cenário, a previsão para esta sexta é de nebulosidade variável com chuva no Maciço de Baturité, Cariri e na região Jaguaribana, além de possibilidade na Ibiapaba. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. Para o sábado, 05, o cenário deve ser semelhante, mas com registros também na faixa litorânea.
“De forma geral, as precipitações devem ser leves, mas há chances de acumulados mais expressivos entre a noite desta sexta e o sábado, principalmente no leste do Estado”, indica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
Para o próximo domingo, 06, o Ceará terá nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Estado. Porém, é importante acompanhar as próximas atualizações, pois o cenário meteorológico será observado na tarde de hoje e ainda nas manhãs do fim de semana.
Do Repórter Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário