quinta-feira, 6 de abril de 2017

História: 3 anos sem José Wilker


José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1946 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife. A mãe, Raimunda, era dona de casa, e o pai, Severino, caixeiro viajante.

Wilker começou cedo sua carreira astística, com apenas treze anos, viveu seu primeiro papel como figurante no teleteatro da TV Rádio Clube, do Recife, a partir daí não parou mais. Em 1975 interpretou o seu primeiro papel principal na TV foi Mundinho Falcão em "Gabriela", adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira.

O cearense tem em seu currículo personagens memoráveis na TV, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela "Anjo mau", Roque Santeiro, Giovanni Improtta, de "Senhora do destino".

Apaixonado pelo cinema, o ator participou de filmes como "Xica da Silva" (1976) e "Bye bye Brasil" "Dona Flor e seus dois maridos", "O homem da capa preta".  Fez ainda o personagem Antônio Conselheiro em "Guerra de Canudos" (1997), de Sérgio Rezende. Além disso, foi diretor-presidente da Riofilme.

O ator e diretor José Wilker faleceu vítima de um infarto, aos 67 anos, no dia 5 de abril de 2014 no Rio de Janeiro.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário