quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Quixeramobim: Vaqueiros protestam contra proibição de vaquejada

Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas realizaram nesta terça-feira, 11, uma grande manifestação em cerca de nove estados e no Distrito Federal. O intuito dos protestos é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática esportiva ilegal em todo o país. Na última semana, o STF derrubou uma lei no Ceará que legalizava a prática. Os ministros consideraram que a atividade é inconstitucional e que impõe sofrimento ao animal.
Em Quixeramobim cerca de 250 vaqueiros se reuniram para o protesto que teve inicio por volta das 15 horas. Uma cavalgada percorreu as principais ruas da cidade e se encerrou em frente ao Hospital Regional do Sertão Central. A CE 060, conhecida como Rodovia do Algodão, ficou interditada por cerca de 2 horas. Caminhões e cavalos tomaram conta da rodovia causando um grande congestionamento.
A Associação Brasileira de Vaquejada (ABVQ), argumenta que a decisão do STF "não acompanhou a evolução e adaptação do esporte", que já não causaria mais sofrimentos ao animal. Eles também defendem os empregos que a modalidade gera.
O regulamento de bem-estar animal da ABVQ prevê que cavalos e gados que participam das competições não passem fome nem sede, que tenham situações de estresse, medo e ansiedade minimizadas e que tenham áreas adequadas para descanso, por exemplo.
Alguns estados firmam ainda termos com os Ministérios Públicos e regulamentam outras ações, como a proibição do uso de luvas com pregos, parafusos ou objetos cortantes; a proibição de bater no animal, de dar choque, usar esporas ou chicotes, entre outras práticas.
Com Informações do G1. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário