quarta-feira, 7 de setembro de 2016

194 anos da Independência - a luta continua Nem o forte sol fez com que uma multidão comparecesse a Praça da Matriz, na cidade de Quixeramobim, para acompanhar o desfile cívico de 7 de setembro.

Fotos Valmir Holanda
O Desfile Cívico de 7 de setembro é uma tradição nacional que presta homenagem ao acontecimento histórico marcado pelo “Grito do Ipiranga”, a Independência do Brasil. Em Quixeramobim esse momento é sempre especial.

A maior parte do desfile é destinada às escolas da cidade, que vão do ensino fundamental ao médio, apresentando-se dentro de seus pelotões divididos em diversos aspectos sociais, como: cultura, educação, esporte, ciência, diversidade de gênero e saúde.      




A Escola de Ensino Fundamental Dona Maria de Araújo Carneiro apresentou dentro de seu desfile a afirmação de diversas culturas, também mostrou os avanços da ciência como fator determinante no conhecimento de si. Já a EEF Tereza Heloísa Saraiva Câmara, teve como tema “A importância da família no processo educativo”.

A Escola de Ensino Fundamental José Mário Barbosa abordou a temática “Lugar de mulher é onde ela quiser”, apresentando o empoderamento da mulher na sociedade contemporânea em diversos aspectos. A Escola Zilá Zilda Carneiro prestou uma homenagem a ex-primeira dama que dá o nome a instituição e estava presente no evento, acompanhada de familiares.
As escolas que deram sequência ao desfile abordaram vários segmentos sociais em seus pelotões, estes compostos por alunos e pelos funcionários que compõem cada instituição. Valendo ressaltar que cada escola era acompanhada por uma fanfarra durante todo o seu percurso.
Quixeramobim sempre recebe esse momento com muita admiração, isso fica claro quando se vê a presença de muitas famílias, seja uma mãe com o filho no colo, um avô que leva o neto pela primeira vez, são momentos únicos de prestígio e celebração da independência.
Fotos Valmir Holanda

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário