quarta-feira, 27 de julho de 2016

Ceará tem 136 casos de microcefalia confirmados; 21 bebês morreram


O Ceará já tem 136 casos de microcefalia confirmados até esta terça-feira (26), de acordo com boletim  epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Do total de casos confirmados, em 20 foi comprovado a relação com o vírus Zika.  Foi confirmada a morte de 21 bebês em consequência da doença. Em 10 bebês mortos houve identificação do vírus Zika em tecido fetal. Outras 16 mortes estão sendo investigadas.

De acordo com informe do Ministério da Saúde, no entanto, esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Desde 22 de outubro de 2015 - quando se iniciaram as investigações a respeito da doença -  foram notificados 598 casos no Ceará, 260 foram descartados e 152 seguem em investigação. Das 21 mortes confirmadas no estado, oito ocorreram em Fortaleza.

Transmissor do vírus da zika, que pode causar a microcefalia, o Aedes Aegypti é também vetor da dengue, febre chikungunya, febre amarela e síndrome de Guilain Barré. (Do G1-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário