Foto: José Avelino Neto / Diário do Nordeste |
Há décadas enfrentando dificuldades no fornecimento de água para suas casas, um total de 50 famílias da comunidade de Veríssimo, zona rural de Choró, no Sertão Central, permanecem sem conhecer o privilégio de ter água nas torneiras de suas casas.
Apesar das dificuldades, o projeto para construção da adutora da comunidade surgiu há apenas 8 anos. De lá para cá o equipamento foi construído com recursos do Projeto São José III, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), mas ocorre que o Açude Pompeu Sobrinho teve queda no seu volume de água, o que inviabilizou o funcionamento da mesma.
A única solução apontada pela comunidade é um poço profundo, que segundo o líder comunitário, Marquezo Gonçalves Barros, já foi perfurado no início do ano, mas não foi instalado.
A principal reivindicação da comunidade é a instalação do equipamento para que o mesmo possa abastecer a adutora e desta forma viabilizar o fornecimento de água nas torneiras de 50 famílias. "A gente luta por uma melhoria porque não tem quem consiga viver sem água", lamentou Marquezo.
Enquanto a instalação do poço não ocorre, a alternativa permanece sendo buscar água nos poucos reservatórios que restaram no lombo de um jumento, ou recorrer ao vizinho, como é o caso da aposentada Maria das Dores Bernardo, 76, que todos os dias tem que percorrer cerca de 6 quilômetros para conseguir água: "Tudo é muito difícil por aqui. Pra gente tomar banho tem que buscar água que um vizinho compra e dá um pouquinho pra gente", conta a aposentada.
Em resposta ao jornal Diário do Nordeste, a SDA informou que em 2016 já foram perfurados 70 poços por meio do Projeto São José. O investimento é de R$ 1,2 milhão, oriundo do Banco Mundial. Em nota, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) afirmou que trabalha em parceria com o Governo do Estado, que já apresentou, neste ano, instalações de 107 obras de abastecimento de água. Desse total, a empresa já atendeu 56 e 37 estão em execução. Outras 14 estão em fase de elaboração de projeto. Em relação à ligação do poço profundo na comunidade de Veríssimo, em Choró, a Coelce informa que não identificou registro de solicitação.
Diário do Nordeste - Reportagem: José Avelino Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário