O município de Quixeramobim, no Sertão Central, vive os momentos finais dos festejos de Santo Antonio, padroeiro da cidade. O evento religiosas.Nesta sexta-feira, 10, ocorre o segundo e último dia do Chitão de Santo Antônio, com John Robson & Banda e Forró Sacode, na Praça da Prefeitura, a partir das 21 horas. Amanhã, 11, às 21 horas, ocorrerá o tradicional leilão no Barracão de Santo Antônio, na Praça da Matriz. Já na segunda-feira, 13, feriado no município por ser comemorado o dia do santo casamenteiro, a programação é bem mais extensa.
Às 5, 6h30 e 7h30min serão realizadas missas. Já a Missa de 9 horas contará como celebrante o Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli. Mais tarde, às 16 horas, ocorre a Procissão de Santo Antônio.
Conforme a Paróquia, o percurso será o seguinte: Saindo da Matriz, passando por Rua Monsenhor Salviano Pinto, Rua Rafael Pordeus, Rua Vereador José Franco, Rua Cícero Alencar Araripe, Rua 13 de Junho, Rua Dom Quintino, Capitão Raimundo, Américo Militão, Anísio Mendes, Monteiro Filho, Teixeira de Freitas, Rua da Cruz, Cônego Aureliano Mota, Álvaro Fernandes, Monsenhor Salviano Pinto, retornando à Matriz.
No dia seguinte, terça-feira, 14, a missa das 19 horas marcará a subida da imagem de Santo Antônio ao altar da Igreja Matriz.
Considerado o maior evento no calendário cultural da cidade de Quixeramobim, a Festa de Santo Antonio possui sua singularidade por ser um evento que atrai visitantes, amigos e filhos do município que voltam à sua terra natal. Em mais uma noite, o Barracão de Santo Antonio é uma das atrações culturais dos festejos, sempre contando com apresentações artísticas locais e propiciando aos visitantes deliciosos pratos típicos da culinária quixeramobinense. Outro atrativo são as famosas barracas montadas nos arredores da Praça da Matriz e da Rua Abílio Silva, que proporcionam aos moradores um verdadeiro shopping popular a céu aberto.
Para o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, a Festa é um dos principais eventos do Estado: “Uma Festa que a cada dia vem melhorando e se tornando uma das mais tradicionais do Estado do Ceará. A festa também é um encontro dos filhos de Quixeramobim, e esses encontros acontecem sempre em um ambiente saudável e regado de mais opções”, disse. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário