terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Obra de viaduto desaba e deixa pelo menos 10 feridos em Fortaleza



O trânsito na Avenida Raul Barbosa que ficou interditado na noite desta segunda-feira (22) e madrugada desta terça-feira (23) foi liberado para o tráfego de veículos. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) orienta os motoristas que evitem transitar pelo local para evitar congestionamentos. A retirada dos escombros deve ser feita no período da noite.

De acordo com o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, o objetivo da prefeitura e dos engenheiros é a retirada o quanto antes da estrutura de ferro e concreto que caíram no Rio Cocó.
“Em alguns momentos será necessário fazer um desvio de tráfego para a montagem do equipamento, que será feito de preferência à noite paras que não haja tanto impacto no trânsito, mas a prioridade é retirar a estrutura afetada”, disse.

Comissão investigadora


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou na noite desta segunda-feira (22) que vai montar uma comissão para apurar o desabamento que matou dois operários no cruzamento das Avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges e notificar a empresa responsável pela obra. O pronunciamento foi feito no hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), onde três operários feridos estão internados.

“Na manhã desta terça-feira, notificaremos empresa responsável pela obra para prestar esclarecimentos no menor tempo possível sobre o acontecido e ao mesmo tempo convocaremos uma comissão de sindicância com órgãos de segurança e membros da própria prefeitura e também convidaremos observadores externos para que a investigação tenha toda clareza e transparência possível”, afirmou.

Roberto Cláudio também esclareceu que o acidente ocorreu nas obras de duplicação da ponte do canal do Lagamar. “A obra tem duas intervenções: a construção dos elevados e a duplicação da ponte. Infelizmente, o ocorrido aconteceu no processo onde estava concretando a duplicação da atual ponte do Lagamar, onde as estruturas de aço que estavam garantido o processo de concretagem desabaram”, explicou.

Nove atingidos

O prefeito também atualizou o balanço dos atingidos no acidente. Segundo ele, além dos dois mortos, quatro operários foram socorridos e tiveram alta no local do desabamento e outros três feridos graves foram levados ao IJF. “Visitei eles e o estado dos três é estável. Nesta terça, eles passarão por exames e seguirão em observação”, disse.

A retirada dos corpos dos dois operários mortos, que ficaram embaixo de vigas de concreto, será feita com ajuda de três guindastes que foram trazidos do Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Investigações

Sobre as investigações, o prefeito adiantou que vai mobilizar órgãos como o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). “A empresa responsável pela obra apresentou todas as licenças necessárias e o papel da prefeitura foi exercido de forma competente na contratação. Como responsáveis pela condução da obra, vamos investigar se houve alguma responsabilidade e algum responsável direto e indireto pelo incidente e vamos exigir justiça”, completa.

Construtora lamenta

Em nota, a construtora Ferreira Guedes, responsável pela obra, diz "lamentar profundamente" o acidente e presta apoio aos familiares das vítimas. A empresa afirma ainda que irá colaborar com as investigações que apuram as causas do desabamento.
Área foi isolada

O Corpo de Bombeiros alertou ainda que o perímetro da obra foi isolado porque ainda está sob risco de desabamento. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local.

Construção de ponte viaduto

As obras da construção da rotatória e dos viadutos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges eram promessas da Copa de 2014, mas só começaram em junho de 2015. O investimento da Prefeitura, financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, é de R$ 31 milhões.

Além da rotatória de 90 metros de diâmetro - dotada com duas faixas para tráfego e dois viadutos de cerca de 312 metros de extensão fazendo a ligação sertão-praia -, será construída uma nova ponte que operará em sentido inverso ao da existente, da ponte sobre o Canal do Lagamar.
De acordo com o projeto, a interseção de vias conta com seis pontos de travessia para pedestres, iluminação, padronização dos passeios e projeto paisagístico com a plantação de novas mudas e espécies nativas.(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário